Você estava quase pegando no sono quando, de repente, o corpo inteiro deu aquela tremidinha inesperada. Esses movimentos involuntários, logo quando estamos começando a dormir, na verdade, são bem comuns. Mas por que será que isso acontece? É um sinal de alerta para um distúrbio do sono ou apenas uma característica peculiar do nosso corpo?
Para esclarecer essa curiosidade, conversamos com Pedro Melo Barbosa, neurologista da Saúde Digital, marca do Grupo Fleury, que explicou o que está por trás dessas tremidinhas quando estamos prestes a dormir. Acompanhe!
Tremidinhas durante o sono: o que são?
Essas tremidinhas são caracterizadas por movimentos rápidos que acontecem principalmente quando começamos a dormir, parecendo um abalo muscular que pode ocorrer no braço, na perna ou até mesmo no corpo todo, conforme detalha o neurologista.
"Esses movimentos involuntários são contrações rápidas de grupos específicos de músculos, chamadas de mioclonias do sono. Esse tipo de movimento é fisiológico, ou seja, perfeitamente normal, especialmente no início do sono. Eles são mais frequentes quando a pessoa está cansada e, muitas vezes, acabam passando despercebidos", explicou.
No entanto, Pedro conta que outros tipos de movimentos involuntários também podem ocorrer durante o sono, como tremores do Parkinson ou de outras condições.
Leia também: Comer kiwi antes de dormir pode melhorar qualidade do sono, diz estudo
Por que as tremidinhas durante o sono acontecem?
...
Veja também
Por que acordamos às 4h da manhã segundo a ciência
Terror noturno infantil: o problema que faz crianças acordarem gritando durante a noite
7 hábitos simples que ajudam a ter uma saúde melhor
Fibromialgia: mulheres são as mais afetadas por condição que provoca dor crônica
Você sente muito sono ao longo do dia? Pode ser falta de vitamina D