Isabel Veloso (18) luta contra um linfoma de Hodgkin diagnosticado quando ela tinha 15 anos de idade. Sem cura, a doença está em estado preocupante, uma vez que a influenciadora não está fazendo o tratamento como recomendado pela equipe médica.
Primeiro, Isabel teve que pausar o processo de combate contra a enfermidade por conta de uma gestação. O nascimento do primeiro filho da influenciadora foi antecipado para 32 semanas, no dia 29 de dezembro do ano passado, com a finalidade de retomar o quanto antes o tratamento.
Só que os planos não ocorreram conforme previsto, já que ela está sem tomar um remédio chamado nivolumab. Nesta semana, a famosa precisou entrar com uma ação judicial para solicitar o medicamento. "Espero que consiga logo! O câncer não espera", desabafou ela.
Em entrevista à CARAS Brasil, Dr. Fernando Zamprogno, médico com especialização em Oncologia Clínica e coordenador e co-fundador da Oncologia Meridional, explica que a demora em retomar a fazer o uso do remédio pode ser um fator para a piora do quadro de saúde da paciente.
"Quando a gente tem essa situação de um parto ou uma gravidez em vigência de um tratamento oncológico, dependendo do tipo de tratamento é possível fazer, outros não são possíveis pelo risco de afetar o bebê. Assim que o parto é realizado e muitas vezes a gente antecipa o parto mesmo para poder voltar o paciente para o tratamento, no caso a mãe. Claro que todo atraso compromete, porque a doença está fora de controle, ela está em crescimento, precisa voltar para o tratamento o quanto antes", explica.
"Em relação ao nivolumab, ela é uma das drogas da classe chamada imunoterapia. A gente tem algumas drogas nesta classe, ela é usada contra Linfoma não Hodgkin e contra vários tumores de órgãos sólidos, como por exemplo, câncer de pulmão, câncer gástrico, por exemplo. As imunoterapias têm o objetivo de aumentar a capacidade do nosso sistema imunológico identificar o tumor como algo estranho e assim proporcionar ao nosso próprio sistema imunológico reagir contra o câncer, com grande eficácia muitas vezes", complementa sobre o medicamento que a esposa do empresário Lucas Borbas precisa tomar.
VEJA PUBLICAÇÃO RECENTE DE ISABEL VELOSO: