O Ministério da Saúde incinerou 10,9 milhões de vacinas com validade vencida em 2024. Dos imunizantes incinerados, 6,4 milhões eram para prevenir contra a covid-19.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A vacina infantil DTP, de prevenção contra difteria, tétano e coqueluche, teve 3,1 milhões de doses incineradas. Já o imunizante contra a febre amarela teve 663,2 mil unidades vencidas destruídas.
Até o final do ano, a quantidade de doses incineradas deve aumentar. No estoque do Ministério da Saúde, existem mais 12 milhões de vacinas da Janssen contra covid-19 também já vencidas.
Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação, em 25 de outubro, pela coluna do Tácio Lorran, do Metrópoles.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que campanhas de desinformação acerca de vacinas contra a covid-19 costumam causar maior “desconfiança sobre a eficácia e segurança do imunizante, impactando a adesão da população”.
A pasta também informou que o Programa Nacional de Imunizações adota medidas para evitar o desperdício na compra de vacinas, como a entrega parcelada das doses e a possibilidade de troca por uma versão mais atual.
Mesmo com as medidas, “perdas percentuais mínimas são previstas mundialmente na construção de políticas públicas de saúde pela necessidade de reserva técnica”, finaliza a nota.