Mortes na Itália por coronavírus sobem 57% em apenas 24 horas

133 pessoas morreram, elevando o número de vítimas para 366, 90 mil brasileiros vivem em área; país já é o 2º com mais casos no mundo

8 mar 2020 - 15h28
(atualizado às 16h04)

BRASÍLIA - Em apenas 24 horas, o número de mortos em decorrência da infecção do novo coronavírus subiu 57% na Itália, chegando a 366 neste domingo, 8. No sábado, o registro oficial do governo era de 233 mortes. O total de infectados saltou para 7.375. Com isso, provavelmente o país passa a ser o segundo com mais infectados no mundo, atrás somente da China. 

O rápido crescimento de casos e mortes ao longo deste fim-de-semana levou o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, a decretar quarentena na região norte do país, em todo o Estado da Lombardia e em mais 14 províncias, isolando 16 milhões de pessoas. Cidades como Milão e Veneza estão no cerco.

Publicidade
Mulher usa máscara protetora em terminal ferroviário de Roma; Itália decretou quarentena em algumas cidades
Mulher usa máscara protetora em terminal ferroviário de Roma; Itália decretou quarentena em algumas cidades
Foto: Yara Nardi / REUTERS

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil estima que de 70 mil a 90 mil brasileiros estão nesta área. O bloqueio está previsto para durar até o dia 3 de abril. Além da quarentena, o governo italiano determinou o fechamento de escolas, ginásios, museus, cinemas e clubes noturnos, entre outros espaços públicos da região.

Entre 40 mil e 60 mil brasileiros estão na região da Lombardia, área mais afetada pelo novo coronavírus. O Itamaraty ressalta, contudo, que os dados são estimados, uma vez que os brasileiros não têm a obrigação de se registrarem no consulado.

O governo ainda não tem uma posição sobre a eventual possibilidade de resgatar brasileiros que manifestarem interesse de sair da Itália, a exemplo do que foi feito com os cidadãos do País que estavam em Wuhan, na China, epicentro de contágio do coronavírus.

Em fevereiro, o governo brasileiro resgatou 34 pessoas que estavam em Wuhan. Na chegado ao Brasil, os brasileiros e a tripulação (que somava 14 pessoas) passaram por quarentena em Anápolis (GO) por duas semanas.

Publicidade

No Brasil, são 20 casos de pessoas com coronavírus, 19 deles confirmados pelo Ministério da Saúde e um deles identificado neste domingo pela manhã pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. Uma atualização sobre os dados nacionais deve ser divulgada pela pasta entre 16h e 17h.

Veja também

O cumprimento de Wuhan e a batida de cotovelos: coronavírus provoca mudanças nas relações pessoais
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se