Mulher descobre câncer ao investigar mancha que tinha há 10 anos na unha

Maria Sylvia só soube em janeiro deste ano, depois de fazer uma biópsia, que a mancha escura no polegar se tratava de um câncer de pele

31 mar 2022 - 12h14
(atualizado às 12h19)
Mulher descobre câncer ao investigar mancha que tinha há 10 anos na unha
Mulher descobre câncer ao investigar mancha que tinha há 10 anos na unha
Foto: Reprodução/TikTok

Maria Sylvia, uma tiktoker norte-americana, revela em um vídeo que descobriu um tipo de câncer ao investigar uma mancha escura, que tinha há 10 anos, na unha do polegar direito. A publicação viralizou na rede social e já conta com mais de 16 milhões de visualizações. 

A doença detectada se chama melanoma subungueal – mais conhecida como câncer de pele. No vídeo, Maria explicou que percebeu a mancha na unha pela primeira vez em 2012, quando ela tinha um aspecto pálido, mas não se preocupou.

Publicidade

No entanto, em 2013, a mancha cresceu e começou a ficar mais escura. Ela buscou ajuda médica por anos, mas só em janeiro deste ano descobriu que se tratava de um câncer de pele, depois de fazer uma biópsia. 

"Meu amigo me incentivou a fazer uma biópsia. Então, eu fiz. Foi no final de janeiro que descobri que era um caso de melanoma subungueal. Basicamente, isso se traduz em câncer debaixo da unha", contou a tiktoker.

Maria fez uma cirurgia para remoção da unha afetada e parte do osso do polegar. No local foi adicionado um enxerto de pedaço de pele do braço dela. Depois, novos exames confirmaram o desaparecimento do câncer na região. 

Melanoma subungueal

Segundo o Instituto Oncoguia, o "melanoma de unha" ou "melanoma subungueal" é um câncer que atinge tecidos da parte abaixo das unhas das mãos ou dos pés, mais comum nos polegares, e é difícil de ser diagnosticado por se parecer com um hematoma ou infecção. 

Publicidade

Entre os sintomas, estão uma faixa de pigmentação escura que cobre a unha, fragilidade e sangramento no local afetado. Esse tipo de câncer é responsável por menos de 5% de todos os melanomas. 

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se