Ao realizar uma cirurgia bariátrica em agosto de 2022, Ana Paula Santana da Cunha (que na época da cirurgia pesava 96 kg) não imaginava que, menos de dois anos depois do procedimento, estaria pesando 60 quilos a menos.
A paciente de 42 anos desenvolveu complicações de saúde por causa da operação (a cirurgia realizada em Ana Paula foi um bypass gástrico, no qual o estômago é grampeado e é feito um desvio no intestino), ela deixou de comer porque não conseguia reter alimentos no estômago e vomitava tudo.
Em um caso raro, o bypass fez com que ela desenvolvesse um quadro grave de anemia e passasse a depender de cuidados permanentes, além de passar a seguir uma alimentação baseada em suplementos e sopas.
Em entrevista ao G1, a mulher falou mais sobre a situação: "Era como se o meu estômago estivesse cheio, ele fermentava e, enquanto eu não colocava para fora, eu não tinha sossego. Aquilo vinha até em cima e eu colocava para fora, mesmo tomando remédio para enjoo".
Devido às reações negativas, ainda no fim de 2022, Ana Paula teve que se submeter a três cirurgias. Em 2023, Ana precisou ser internada outras duas vezes. Foi só no fim do ano passado que surgiu uma esperança. Um médico de São José do Rio Preto lhe indicou o procedimento de reversão da bariátrica.
"Eu espero do fundo do meu coração ser bem sucedida nessa cirurgia, e voltar a ter minha vida, voltar a ter a minha casa, voltar a me socializar e espero poder sentar numa mesa e fazer uma refeição de verdade porque faz um ano e meio que não sei o que é fazer uma refeição de verdade", disse Ana Paula ao G1.
Ana já passou pelo procedimento de reversão na última segunda-feira (11). Agora a paciente precisa descansar e se recuperar.