Benefícios que que vão além do condicionamento do corpo, ou seja, o esporte contribui significativamente para quem deseja abandonar o tabagismo, e ajuda a reduzir o hábito em momentos de ócio.
A pneumologista do A.C. Camargo Cancer Center Dra. Carolina Salim pontuou que um esporte oferece "injeção" natural de bem-estar no combate aos sintomas das crises de abstinência gerados pela dependência da nicotina, exemplos: dores de cabeça e irritabilidade.
O papel do esporte para abandonar o tabagismo
"O esporte libera substâncias no corpo que ajudam a reduzir a necessidade do cigarro, como a serotonina e a endorfina. É comum que muitos pacientes relatem que passam várias horas sem sentir sequer vontade de fumar após um treino", declarou a médica.
Já o personal trainer da Smart Fit Daniel Carlos acrescentou que outro benefício nesse processo é a melhora de desempenho nos treinos, o que deixa evidente os malefícios que o cigarro causa no organismo e a importância de parar.
"O cigarro prejudica muito os sistemas respiratório e cardiovascular. Isso faz com que quem fuma sinta mais cansaço durante os exercícios físicos. Quando uma pessoa para de fumar e percebe que o treino fica mais fácil, os benefícios funcionam como incentivo para manter-se longe do cigarro", relatou Daniel.
Acréscimos sobre essa proposta
Salim ponderou que o esporte é apenas uma parte do processo e que abandonar o cigarro demanda uma abordagem multidisciplinar. O que inclui suporte psicológico, ajustes alimentares e o uso de medicamentos em alguns casos.
A médica concluiu com o alerta para que fumantes interessados em começar a treinar devem realizar testes físicos antes de iniciar os exercícios. Além de sempre realizar treinos com o acompanhamento de um profissional de educação física.