Quando ainda estava prestes a dar a luz ao pequeno Jorge, a noiva do cantor João Gomes usou seu perfil nas redes sociais para fazer um questionamento às mamães que lhe acompanham. Afinal, o aumento do nariz na gravidez é comum?
Ary Mirelle chegou a publicar uma foto do antes e depois do seu rosto e fez um desabafo nas redes. “Isso volta ao normal? O bichinho inchou que fica roxo cada dia que passa”, questionou a influenciadora.
O ginecologista e obstetra Leonardo Valladão explica ao Terra que as causas do aparecimento do chamado “nariz de grávida” são resultado das modificações que o corpo da mulher sofre durante o período gestacional. Dentre essas modificações está a retenção de líquido, importante para a saúde da gestante e do bebê.
“A retenção de líquido é muito importante, ela acontece no corpo todo, está na articulação da bacia durante o trabalho de parto para que o feto possa passar pelos ossos da bacia, aumenta a circulação para aumentar o volume circulante sanguíneo para esse sangue nutrir bem a placenta, mas também ocasiona o acúmulo de líquido em outras partes, dentre elas o nariz”, conta o especialista.
É importante lembrar que nem toda grávida vai apresentar esse fenômeno e algumas condições que levam a um acúmulo de líquido corpóreo maior do que já é o fisiológico da gravidez, podem fazer com que esse quadro se acentue.
“Doenças como a pré-eclâmpsia, que junto dela pode estar presente um edema acentuado das pernas, das mãos e também do nariz, pode ser um fator que leve a um aumento do nariz da grávida”, exemplifica o médico.
Como driblar o inchaço?
Para as mamães que se incomodam com a aparência, é possível diminuir esse efeito. O profissional indica dietas com pouco sal, realização de drenagem linfática, controle do ganho de peso durante a gestação e um bom acompanhamento pré-natal.
Valladão destaca que não é preciso se preocupar pois o nariz retoma a forma original depois da gravidez, assim como todas as modificações que ocorrem no corpo feminino.
“Em torno de 42 dias a 45 dias, em média, todas as modificações que se passaram no corpo da mulher voltam ao que era antes da gravidez. Então, em torno de um mês e meio após o parto, o nariz já está normal”, garante o especialista.