Ícone do forró, Nattan anunciou nesta terça-feira (2/1) que ficará afastado dos palcos por tempo indeterminado. O cantor, que havia cancelado de última hora alguns shows, revelou que vem lutando contra uma crise de esofagite há três meses.
Num vídeo publicado no Instagram, o cantor contou que foi diagnosticado com uma infecção causada pela bactéria H. Pylori e que teve problemas nas cordas vocais em decorrência do tratamento. "Estou vivendo um momento de desafios com a minha voz", lamentou aos prantos.
"Há uns três meses, fui diagnosticado com H. Pylori, comecei um tratamento muito intensivo com antibióticos bem fortes. 14 dias de remédio, e esses remédios me deram muito refluxo", ele explicou com uma perceptível rouquidão. O artista ainda deu detalhes dos motivos que o levaram a cancelar as últimas apresentações.
"Os remédios que eu estava tomando para refluxo, eu não consegui administrar durante esse tratamento com antibióticos da H. Pylori. Isso me causou bastante edema e inchaço nas cordas vocais. Isso é um dos elos dessa corrente, são várias causas. Aí eu acabei me prejudicando em vários momentos de shows que eu estava fazendo em cada estado."
Nattan acrescentou que o início das apresentações costumavam rolar normalmente e que, após 30 minutos de show, já não tinha mais como cantar. "A gente meio que se assustou, porque a gente não sabia o que estava causando isso. É muito doloroso para um cantor que quer cantar no palco, se expressar, não conseguir cantar. Eu saí muito triste", desabafou o artista.
Por fim, Nattan destacou a necessidade de se ausentar por um período: "Essa pequena pausa será necessária. Esse é o momento de parar, de me cuidar, de me juntar com as pessoas e médicos que estão me acompanhando para ver realmente o tratamento a fazer. Quero voltar para vocês seguro, quando eu estiver com a voz 100%."
Nota oficial
A equipe de Nattan deu mais detalhes sobre o quadro de saúde do cantor em nota enviada à imprensa. Confira na íntegra logo abaixo.
"Por recomendação médica e fonoaudiológica, Nattan irá se afastar dos palcos por alguns dias para focar 100% na sua saúde. O cantor tratou, nos últimos três meses, uma infecção (H. Pylori) com fortes antibióticos que causaram um grande refluxo. Os remédios para amenizar esse refluxo não puderam ser administrados durante o tratamento da H. Pylori. Com isso, as suas cordas vocais foram prejudicadas e apareceu um edema.
A consequência desse quadro é uma forte rouquidão e afonia em casos de grande esforço por longo tempo. A pausa é necessária para plena recuperação. Nattan agradece o entendimento e o acolhimento que o momento requer e, em breve, voltará aos palcos com toda sua energia, inclusive e especialmente nas cidades em que os shows precisaram ser adiados."