Vive estressado e várias tentativas foram em vão para vencer as turbulências do cotidiano? Calma que sempre há um recomeço e dessa maneira a nutricionista da Jasmine Alimentos, Karla Maciel, vai sugerir dez hábitos para melhorar a saúde emocional.
Os dez hábitos para melhorar a saúde emocional
Preze por uma alimentação nutritiva
Isto é, com boa variedade de frutas, verduras, legumes, grãos e sementes.
Inclua vitaminas do complexo B nas refeições
Destacam-se B6 (Piridoxina) e B9 (Ácido fólico), as quais participam na produção de dopamina. Essas vitaminas podem ser encontradas em oleaginosas, arroz integral, aveia, quinoa, carnes em geral, peixes gordurosos, ovos, espinafre, leguminosas, leite e derivados.
Ômega-3
Conhecidas como "gordura do bem", elevam o colesterol considerado bom (HDL) e diminuem o considerado ruim (LDL). É encontrada em alimentos como chia, linhaça, abacate, oleaginosas, azeite de oliva e peixes gordurosos.
Atenção aos minerais
Tanto a deficiência como o excesso de cobre podem afetar o funcionamento do cérebro. Assim, inclua carnes em geral, oleaginosas e leguminosas como feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha em seu cotidiano.
Evite os excessos de açúcares e gordura
Sem a lupa frontal nas embalagens que indicam os ingredientes considerados prejudiciais à saúde, como sódio, açúcares e gordura saturada.
Evite comparações
Cada indivíduo é único e deve respeitar sua própria jornada, limites e necessidades.
Aprenda a estabelecer limites
Muitas pessoas enfrentam dificuldades para dizer não, o que pode acarretar sérios prejuízos emocionais. Se possível, busque a orientação de um psicólogo para apoiá-lo nessa tarefa.
Reconheça as próprias qualidades
Lembre-se de celebrar suas conquistas pessoais e admirar sua evolução.
Não exija perfeição
É normal o cérebro levar 21 dias para adquirir um novo hábito. Assim, tenha paciência com o seu processo.
Invista em autoconhecimento
Não deixe de lado a prática de exercícios físicos e as atividades de lazer. Separe um tempo para fazer aquilo que lhe faz bem.