Os dados da SBC (Sociedade Brasileira de Coloproctologia) apontam que a prevalência no Brasil é de 100 casos de DIIs (Doenças Inflamatórias Intestinais) para cada 100 mil habitantes.
Dessa forma, o Sport Life vai compartilhar oito ajudas para combater e reduzir os sintomas das doenças inflamatórias com a participação do médico do esporte e nutrólogo Dr. Thiago Viana.
Veja o que fazer para combater e reduzir os sintomas das doenças inflamatórias
Mantenha uma dieta equilibrada
Opte por uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Evite alimentos processados, ricos em gordura saturada e açúcar refinado. Experimente diferentes tipos de dieta, como a de baixo teor de FODMAPs, composta por carboidratos que são mal absorvidos pelo organismo e que podem ser fermentados pelas bactérias presentes no nosso intestino, ou a dieta pobre em resíduos. Neste caso, é recomendado observar como seu corpo reage às opções.
Construa uma rede de apoio
Procure o apoio de familiares, amigos e grupos de apoio de pacientes com DII. Compartilhar suas experiências com outras pessoas que entendam o que você está passando pode ser reconfortante e útil.
Gerencie o stress
Pratique técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda, yoga ou exercícios de relaxamento muscular progressivo. Encontre atividades que o ajudem a relaxar e a lidar com o stress diário.
Priorize o sono
Mantenha uma rotina regular de sono e crie um ambiente propício para dormir. Evite estimulantes, como cafeína e dispositivos eletrônicos, antes de dormir. Se tiver problemas de sono, a recomendação é falar com seu médico para obter orientação.
Exercite-se regularmente
Pratique exercícios físicos de forma regular, conforme tolerado. Atividades como caminhada, natação, ioga e ciclismo podem ser benéficas para a saúde gastrointestinal e o bem-estar geral.
Mantenha-se hidratado
Beba muita água ao longo do dia para evitar a desidratação, especialmente, se estiver experimentando diarreia.
Não ignore os sinais do seu corpo
Esteja atento aos sinais e sintomas do seu corpo e procure ajuda médica se notar quaisquer alterações significativas ou persistentes.
Siga o plano de tratamento
Siga as orientações do seu médico e nutrólogo quanto ao tratamento das DII, incluindo medicação, suplementos e mudanças no estilo de vida. Mantenha um diálogo aberto com sua equipe médica e informe-os sobre quaisquer preocupações ou novos sintomas que surjam.