Escovar os dentes é fundamental para manter a saúde bucal, mas um dentista alertou que um erro comum pode causar mais danos do que benefícios. O especialista em saúde oral, Dr. Andrej Bozic, da Dentum, em entrevista ao jornal Express, fez um sério aviso sobre os perigos da escovação excessiva e com força.
Ainda que escovar os dentes com frequência seja crucial para eliminar a placa bacteriana e prevenir cáries, fazer o ato com muita força pode danificar o delicado tecido gengival, explicou o Dr. Bozic.
O resultado? Gengivas retraídas, expondo raízes sensíveis dos dentes, propícias à cárie e ao desconforto. A retração gengival costuma passar despercebida até que o dano seja significativo. Ela é geralmente causada por hábitos de escovação agressivos, criando aberturas propícias para a invasão bacteriana e doenças gengivais. Se não tratada, essa condição pode levar à perda de dentes.
Fique atento aos seguintes sinais de retração gengival:
- Sensibilidade dental: reação exagerada à temperatura ou alimentos doces.
- Raízes dentárias visíveis: dentes que parecem mais longos, com mais superfície da raiz exposta.
- Desconforto gengival: dor ou sensibilidade após a escovação.
- Sangramento gengival: suscetibilidade ao sangramento durante a higiene bucal.
O Dr. Bozic recomenda o uso de uma escova de cerdas macias para manter uma boa higiene oral sem danificar as gengivas.
"Ela é suave para as gengivas, mas eficaz na limpeza dos dentes sem causar abrasão. A escovação não deve ser uma ação agressiva. Use pressão leve e deixe as cerdas fazerem o trabalho. Se você perceber que as cerdas da sua escova estão abertas após um curto período, provavelmente está escovando forte demais."
A técnica correta de escovação também é crucial. Bozic comentou: "Segure a escova em um ângulo de 45 graus em relação às gengivas e use movimentos circulares curtos". O dentista também recomendou evitar movimentos de vai e vem, que podem irritar e danificar as gengivas.
Ele ainda enfatizou que escovar os dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, já é suficiente para uma higiene bucal adequada. "Troque sua escova de dentes a cada três ou quatro meses, ou antes se as cerdas estiverem desgastadas", acrescenta.
"Prevenir doenças gengivais e cáries envolve mais do que apenas escovar os dentes regularmente", garante o especialista. "Trata-se de escovar corretamente e suavemente para proteger suas gengivas da retração. Adotando esses hábitos simples, mas eficazes, você pode manter um sorriso saudável para toda a vida."