Camila Pitanga foi internada com pneumonia assintomática, que não apresenta sintomas característicos como tosse e febre. A atriz alerta para a importância de exames preventivos, citando a colonoscopia a partir dos 45 anos de idade.
Camila Pitanga surgiu nas redes sociais em uma cama de hospital, mas alertou que já está bem. "É para não alarmar ninguém", disse a atriz de 46 anos em uma publicação no Instagram, feita nesta terça-feira (26). Na foto que acompanha o texto, a atriz aparece em um hospital. Ela foi internada com pneumonia assintomática. Pitanga reforça que sua condição de saúde já foi totalmente tratada.
O que é pneumonia assintomática?
A doença pode ter sintomas que não são necessariamente ligados à pneumonia, de maneira que os pacientes podem não saber que estão infectados. "Enquanto a pneumonia comum apresenta sintomas clássicos como tosse e febre; que levam à procura de tratamento médico, a pneumonia assintomática pode ser descoberta acidentalmente através de exames de imagem realizados por outros motivos", explica a médica pneumologista Michelle Andreata.
A falta de sintomas padronizados da doença, como é o caso da pneumonia infecciosa, torna o risco da pneumonia infecciosa ainda maior, uma vez que se não for tratada, a infecção no pulmão pode levar a doenças mais graves.
"Um tempinho atrás comecei a me sentir extremamente cansada, imaginei ser um princípio de estafa devido a muito trabalho e questões pessoais que me demandavam bastante, longe de casa, saudade da família... O corpo não aguentou", escreveu a atriz no post.
Diagnóstico
A atriz contou que realizou uma série de exames, até que a pneumonia assintomática foi identificada. "Fiz vários exames importantes que aos poucos, apesar de algumas alterações, foram me tranquilizando conforme fomos descartando hipóteses".
A pneumologista Dra. Michelle Andreata afirma que, independente do tipo de pneumonia, o diagnóstico geralmente envolve a avaliação clínica do paciente, junto com exames de imagem. "A tomografía computadorizada (TC) de tórax é especialmente útil para detectar acometimentos infecciosos do parênquima pulmonar que não são facilmente visíveis em radiografias, especialmente em casos mais complexos ou em pacientes imunocomprometidos", afirma.
Tratamento da pneumonia assintomática
O tratamento varia com base no agente causador e na condição geral do paciente, segundo a médica. "Quando uma pneumonia assintomática é diagnosticada, o primeiro passo é identificar o patógeno responsável pela infecção. O tratamento geralmente inclui o uso de antiinflamatórios potentes, como os corticoides, e se houver suspeita de causa bacteriana, os antibióticos de amplo espectro serão escolhidos com base no tipo específico de patógeno identificado". Além dos remédios, a médica destaca a importância de repousar na cama, evitar grandes esforços e manter uma boa hidratação.
Em seu texto, Camila Pitanga ainda aproveita para alertar sobre a importância de realizar exames preventivamente e faz um alerta para o mês de "Azul-Marinho", que acontece em março, com o objetivo de conscientizar a prevenção, diagnóstico e tratamento precoces do câncer do colorretal. "A colonoscopia nesse caso é de extrema importância para detectar qualquer anormalidade, seja ela com sintomas ou não, por isso a necessidade do exame à partir dos 45 anos, dentro da sua rotina de cuidados. Fiz e seguirei fazendo", afirma.