Óculos de grau tem validade? Oftalmologista esclarece se está na hora de trocar o seu

Observar sinais específicos nas armações pode te ajudar a perceber se está na hora de trocar os óculos

16 out 2024 - 10h13
Observar sinais específicos pode te ajudar a perceber se está na hora de trocar os óculos.
Observar sinais específicos pode te ajudar a perceber se está na hora de trocar os óculos.
Foto: Freepik

Com que frequência você troca seus óculos de grau? Muitas pessoas se perguntam se existe um prazo de validade para esse acessório essencial na vida de quem tem dificuldades na visão.

Assim como qualquer outro item do dia a dia, os óculos também podem sofrer desgaste ao longo do tempo, e a necessidade de atualização do grau pode variar de pessoa para pessoa. Mas afinal, os óculos de grau têm validade? 

Publicidade

Para esclarecer essa dúvida o Terra Você conversou com o médico oftalmologista, Tiago César Pereira Ferreira, que explica em detalhes os sinais que indicam a necessidade de um novo par.

De acordo com o especialista, não existe uma validade específica para os óculos, mas há fatores que podem justificar a troca de lentes ao longo do tempo. 

“As lentes sofrem desgastes mecânicos (arranhões, perda de revestimentos como o antirreflexo) e podem perder parte de sua funcionalidade óptica. Mesmo em situações em que a acuidade visual não mudou, recomenda-se uma revisão periódica dos óculos, geralmente a cada 1 a 2 anos, para avaliar a condição das lentes e armações”, indica o especialista.

O que pode influenciar a necessidade de substituir os óculos

Além de uma mudança na prescrição, há outros fatores que influenciam na necessidade de substituir os óculos, como:

Publicidade
  • Desgaste das lentes;
  • Pequenos riscos ou danos à superfície das lentes, que podem prejudicar a qualidade da visão, causando desconforto visual;
  • Desgaste dos tratamentos das lentes;
  • Armações que com o tempo podem se deformar ou afrouxar, comprometendo o alinhamento correto das lentes com os olhos e causando desconforto visual e mudanças no estilo de vida;
  • Novas necessidades visuais, como trabalho com telas, atividades esportivas, que tendem a exigir tipos específicos de lentes ou armações.

Cuidado com lentes antigas

O médico destaca que as lentes podem se deteriorar com o tempo. Mesmo que a prescrição esteja correta e a lente não apresente danos aparentes, os revestimentos antirreflexo, antiarranhões e de proteção UV podem se desgastar com o uso diário e com a exposição a produtos de limpeza inadequados ou condições ambientais (umidade, calor excessivo).

“Lentes riscadas, mesmo que levemente, podem criar aberrações ópticas que reduzem a qualidade visual e causam cansaço ocular”, alerta o oftalmologista.

Qualidade das armações é fundamental para a longevidade dos óculos 

De acordo com o profissional, materiais mais duradouros para as armações de óculos incluem titânio e aço inoxidável, que são materiais leves, resistentes à corrosão e duráveis. 

Acetato de alta qualidade, que embora não tão resistente quanto metais, é flexível e oferece durabilidade quando bem cuidado e armações de nylon ou TR-90; que são consideradas resistentes a impactos e deformações, sendo boas opções para quem pratica atividades físicas, também são indicadas.

Publicidade

Como manter a eficácia dos óculos

Para quem deseja manter ou aumentar a eficácia dos óculos, o médico recomenda:

  • Limpeza adequada, utilizando produtos específicos para lentes (não fazer uso de produtos abrasivos ou tecidos inadequados, como papel higiênico ou toalhas que podem riscar as lentes);
  • Fazer ajuste das armações, verificando periodicamente se as hastes e a ponte nasal estão ajustadas corretamente, evitando pressão excessiva ou desalinhamento das lentes; 
  • Observar como estão os parafusos e componentes, mantendo os parafusos das hastes e das plaquetas ajustados, para que não soltem com o tempo;
  • Levar os óculos a um profissional para uma avaliação a cada 6 meses ou sempre que houver desconforto ou percepção de desalinhamento.
Fonte: Redação Terra Você
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações