As olheiras, manifestadas por uma coloração mais escura na pele sob os olhos, podem ser formadas por várias razões, que vão desde genética até estresse, alergias e exposição solar. Elas costumam incomodar quem as têm, pois dão um aspecto cansado ao rosto. A boa notícia é que há tratamento.
Segundo Fernanda Sanches, especialista em cosmetologia e CEO da Cosmobeauty, empresa de cosmetologia e tratamentos profissionais estéticos, a genética é uma das principais causas das olheiras.
“Se seus pais têm olheiras, você tem mais chances de desenvolvê-las. E há fatores étnicos e raciais que também contribuem. Indivíduos com tons de pele mais escuros podem ter uma maior concentração de melanina sob os olhos, contribuindo para a formação de olheiras”, explica.
De acordo com a doutora, é possível mudar certos hábitos ruins para tentar diminuir as olheiras.
“A falta de sono, por exemplo, pode causar o aumento do fluxo sanguíneo na área sob os olhos, tornando as veias mais visíveis e a pele mais escura. E a exposição excessiva ao sol pode aumentar a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Isso pode resultar em uma pigmentação mais escura sob os olhos”, diz.
Alimentação ruim e situações estressantes também podem levar à formação de olheiras, segundo a especialista em cosmetologia.
“É importante avaliar como está sendo a rotina diária e reservar um tempo para cuidar de si mesma e do bem estar físico e mental”, aconselha.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.