A previsão de que o Brasil vai enfrentar uma onda de calor excepcional nesta semana lançou um alerta também sobre a saúde da população. Isso porque a temperatura extrema pode provocar danos às pessoas mais expostas.
Nos próximos dias, teremos uma das maiores ondas de calor já registradas, e isso pode afetar a saúde de forma drástica. Uma das condições mais famosas é o heatstroke, condição grave que pode ocorrer quando a temperatura corporal fica acima de 40⁰ devido a exposição ao sol. 🌱🧵
— Jonathan Vicente (@jonathanvicent) September 18, 2023
Segundo o biomédico Jonathan Vicente, uma das condições mais famosas é o "heatstroke", que ele evita traduzir como "insolação" para não gerar confusão entre os termos.
Mestre em Saúde Coletiva e pesquisador de saúde mental em crise climática e sanitária, ele usou as redes sociais para divulgar o assunto e definiu o problema como uma "condição grave que pode ocorrer quando a temperatura corporal fica acima de 40º devido ao sol".
Depende da condição, muitas pessoas usam o termo insolação para "heat exhaustion" e não para "heat stroke" que se difere entre elas. Então para não causar confusão, muitos usam heatstroke :) em breve posso comentar sobre a outra condição também.
— Jonathan Vicente (@jonathanvicent) September 18, 2023
O Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) coloca o heatstroke como uma evolução do "heat exhaustion", que deixa sintomas como cansaço, tontura, fraqueza e dor de cabeça. Com o heatstroke, a pessoa não sua e geralmente perde a consciência.
Como diz um artigo citado por Vicente, a condição mais grave pode ocasionar pele avermelhada, dores de cabeça, náuseas, vômitos, desmaios, confusão e até insuficiência renal. O atendimento, nesses casos, deve ser urgente.
Como ajudar uma pessoa com heatstroke?
Após solicitar ajuda médica, o ideal é colocar o indivíduo em local fresco e retirar seu excesso de roupas. Outras dicas divulgadas pelo biomédico são refrescar o corpo da pessoa, usando tecidos úmidos nas regiões que super aquecem, a exemplo das coxas, e usar um ventilador para baixar a temperatura do corpo. Água só deve ser indicada se o indivíduo estiver consciente.
Calor extremo
🔴 ATENÇÃO - ALERTA | Brasil terá onda de calor excepcional com máximas até entre 40°C e 45°C. Todas as regiões do país serão atingidas e com marcas históricas. Calor será tão extremo que será perigoso e oferecerá risco à saúde e à vida.
‼️ Leia alerta ▶️ https://t.co/eTkRLSHwYM pic.twitter.com/trMAj8dGdQ
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 17, 2023
O alerta de que o Brasil será afetado por uma onda de calor extremo foi divulgado pelo MetSul Meteorologia na noite de domingo (17). Segundo a entidade, estão previstas temperaturas máximas entre 40º e 45º. "Todas as regiões do país serão atingidas e com marcas históricas", destaca o MetSul, que também confirma a possibilidade de risco à saúde e à vida diante da previsão meteorológica.