Ordem dos alimentos pode influenciar no emagrecimento; entenda

Estudo de pesquisadora brasileira revela que a sequência de alimentos no prato pode acelerar ou atrapalhar o processo de emagrecimento

6 ago 2023 - 10h00
(atualizado em 7/8/2023 às 16h07)

A busca por uma alimentação saudável e eficaz para o emagrecimento pode ter ganhado um novo aliado: a sequência dos alimentos no prato. De acordo com o estudo recente da médica Dra. Lorena Balestra, especialista em emagrecimento saudável, começar as refeições com saladas, legumes, verduras e proteínas, deixando os carboidratos por último, pode fazer diferença na perda de peso e na manutenção do peso ideal.

Ordem dos alimentos pode influenciar no emagrecimento; entenda -
Ordem dos alimentos pode influenciar no emagrecimento; entenda -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Segundo o método criado pela pesquisadora, a ordem é um fator muito importante a ser considerado quando pensamos em emagrecimento e nutrição. "Isso porque essa abordagem pode ter impactos significativos na regulação dos níveis de insulina e na sensação de saciedade durante a refeição", destaca a especialista.

Publicidade

Por que a ordem de consumo dos alimentos impacta no emagrecimento?

A Dra. Lorena explica que a ordem está diretamente relacionada à forma como nosso corpo processa e absorve os nutrientes. Isso porque, ao priorizarmos a ingestão de proteínas, legumes e saladas no início da refeição, estamos proporcionando uma digestão mais lenta e equilibrada. "Isso contribui para evitar os temidos picos de insulina", afirma a médica.

Esses picos de insulina estão associados ao acúmulo de gordura e ao aumento da sensação de fome em um curto espaço de tempo - fatores que, aliás, levam a comer novamente pouco tempo após a refeição.

"Ao optarmos por alimentos que são digeridos mais lentamente, como as proteínas e os vegetais, por exemplo, conseguimos prolongar a sensação de saciedade. Isso é fundamental para quem busca controlar o peso", acrescenta a especialista. Por isso, essa abordagem nutricional baseada em uma sequência estratégica de alimentos pode ser uma aliada poderosa no controle do peso.

Mais pesquisas são necessárias para aprofundar o assunto

O estudo contou com a participação do Pós PhD em neurociências Dr. Fabiano de Abreu Agrela, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos e da Royal Society of Biology no Reino Unido. O especialista testou a eficácia da dieta no cérebro. A pesquisa pode ser encontrada na plataforma Sucupira com o título "Método 40P/30G/30C - Nutrição ideal para uma melhor qualidade de vida". 

Publicidade

Lorena destaca a importância de sempre consultar um profissional de saúde qualificado para obter orientações personalizadas e seguras sobre a melhor abordagem nutricional para suas necessidades individuais. Ela lembra ainda que mais estudos do gênero são necessários para aprofundar o impacto da ordem dos alimentos na perda de peso.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se