Ortopedista revela 4 dicas para manter os joelhos fortes

O trabalho de condicionamento físico é prioridade nesse objetivo

8 set 2024 - 10h44
(atualizado em 9/9/2024 às 13h22)

Muitas pessoas dizem que com uma certa idade já não é possível manter rotina de exercícios físicos devido ao joelho, que não aguenta. O que não é verdade! Nesse sentido, o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo vai transmitir quatro dicas para manter os joelhos fortes.

Veja as quatro dicas para manter os joelhos fortes

Manter os joelhos fortes
Manter os joelhos fortes
Foto: Shutterstock / Sport Life

Pratique exercícios físicos

"Em relação a qual exercício mais indicado, diríamos que a musculação é o principal exercício que ajuda a fortalecer e proteger os joelhos. Temos que ter como foco alguns grupos musculares, como o fortalecimento dos glúteos, da região adutora da coxa, a região extensora, onde o principal elemento é o quadríceps, os flexores, onde os músculos esquiotibiais devem ser focados, e a panturrilha. Além do fortalecimento, também devemos lembrar de fazer um trabalho bem apurado de alongamentos desses grupos musculares", disse.

Publicidade

Alimentação leve

O Dr. Marcos pontuou que a alimentação desbalanceada pode favorecer dores nos joelhos de forma indireta por meio de três mecanismos básicos: ganho de peso com sobrecarga articular, ingestão de alimentos com potencial inflamatório e baixa ingestão de proteínas com a diminuição de massa muscular, que reduz a proteção das articulações.

"É importante evitar o consumo excessivo de açúcar, sal e gordura, que podem favorecer o ganho de peso. Também reduza o consumo de alimentos inflamatórios, como leite e adoçantes", aconselha.

Evite o sobrepeso

O acúmulo de gordura corporal gera uma sobrecarga sobre as articulações, com um trauma repetitivo e excessivo da cartilagem, o que leva a sua degeneração. "Além disso, o sobrepeso e a obesidade inflamam o corpo e aumentam a propensão para o desenvolvimento de problemas, como artrite e artrose, além de agravar as dores", acrescentou.

Calçados adequados

"Os tênis para corrida são mais leves e possuem um sistema de amortecimento mais sofisticado. Já os tênis de caminhada, além de serem mais pesados, costumam ter solas mais robustas. Já os tênis projetados para a prática de musculação devem proporcionar estabilidade e suporte durante exercícios de levantamento de peso e treinamento de força. Por isso, as suas principais características são sola plana, suporte no calcanhar, parte superior resistente, ajuste firme e flexibilidade adequada", concluiu o Dr. Marcos Cortelazo.

Publicidade

5 tipos de lesões que afetam os joelhos 5 tipos de lesões que afetam os joelhos

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se