Uma coisa é certa: não há nada melhor do que uma boa noite de sono. Porém, vamos combinar que pode ser bem difícil manter a constância e a qualidade do sono por conta da vida moderna. Ansiedade, depressão e as preocupações do dia a dia, além da rotina estressante no trabalho e até questões pessoais podem interferir e serem causadoras de noites mal-dormidas.
Ainda assim, priorizar noites com sono de qualidade é possível - e, muitas vezes, elas podem ser alcançadas com a ajuda de alguns remédios naturais. É óbvio que, se a sua dificuldade para dormir dor crônica, procurar ajuda especializada é essencial, principalmente porque a falta de sono pode gerar um número enorme de condições sérias de saúde - o cansaço físico é apenas um deles.
O QUE SÃO SUPLEMENTOS NATURAIS PARA DORMIR?
É bem simples de entender: os remédios naturais são aqueles que não precisam de prescrição médica e contém ingredientes naturais que podem colaborar para um sono mais tranquilo e funcionam para pessoas com dificuldade leve a moderada para dormir bem.
São vitaminas, minerais e suplementos encontrados em farmácias ou lojas de produtos naturais, mas que não exigem receita para serem adquiridos, assim como substâncias que já são encontradas no próprio corpo humano e que colaboram para o sono, como a melatonina.
A vantagem é que esses remédios naturais têm pouco ou nenhum efeito colateral, e podem ser usados de forma contínua sem apresentarem riscos à saúde. No entanto, o ideal é contar com o acompanhamento de um médico ou especialista para que o consumo seja adequado, e não ultrapassar as doses diárias recomendadas é essencial.
OS MELHORES REMÉDIOS NATURAIS PARA DORMIR
Melatonina
Já comentamos muito sobre o uso da melatonina por aqui, mas essa substância é, na verdade, produzida naturalmente pelo corpo - é um hormônio conectado ao nosso ciclo circadiano, o que significa que, quando as luzes diminuem (ou seja, quando o sol se põe), o nosso cérebro dá um comando que libera esse hormônio, nos deixando com sono.
Existem estudos que comprovam que o consumo de suplementos de melatonina podem induzir ao sono, porém, saiba: a substância não faz você dormir melhor, mas colabora para que você caia no sono mais rápido. Tomar uma dose suplementar de melatonina algumas horas antes de dormir pode facilitar esse processo, mas se você tomá-la muito mais cedo do que o seu horário habitual de dormir, pode ser que durma mais cedo também, e acorde mais cedo como consequência.
Esse não é um tratamento para insônia e funciona apenas para pessoas com dificuldades pontuais para dormir.
Magnésio
Um mineral que participa de muitos processos importantes do organismo, o magnésio também é conhecido por colaborar com o sono. Segundo alguns estudos , essa substância pode ajudar a acalmar a mente e o corpo, o que colabora com o sono.
Além disso, essa substância ajuda o organismo e a musculatura a relaxar, além de facilitar a produção de melatonina pelo corpo - ou seja, você dorme mais rápido e com mais facilidade.
Lavanda
Quem é fã de óleos essenciais e aromaterapia sabe o quanto a lavanda é conhecida por ajudar com o sono. E, de fato, esse auxílio é comprovado: existem pesquisas científicas que mostram como apenas sentir o cheiro do óleo de lavanda um pouco antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono em pacientes com insônia de leve a moderada.
Maracujá
Viver em um país tropical tem suas vantagens e uma delas é a presença de uma flora e fauna tão vasta que oferece, até mesmo, remédios para dormir. O maracujá é um exemplo, uma fruta muito conhecida por acalmar os ânimos.
Alguns estudos sugerem, porém, que uma vez que a fruta ajuda no relaxamento, ela também colabora para o sono, já que diminui o ritmo do organismo. Ainda são necessárias mais pesquisas sobre o assunto - a forma como o maracujá é consumido, por exemplo, interfere nos resultados. Mas o teste, nesse caso, não só é válido como saboroso!
DICAS PARA DORMIR MELHOR
Quer você precise de um suplemento pontual, quer precise de um acompanhamento médico para dormir bem, a verdade é que o sono de qualidade depende de muitos fatores. Fazer a famosa higiene do sono sempre pode ajudar, e, abaixo, damos algumas dicas sobre como você pode implementá-la:
Mantenha uma rotina
Ter horários certos para dormir e acordar faz toda a diferença na forma como o seu organismo enxerga o sono - dessa forma, ele sabe quando começar a induzir o sono e quando é hora de despertar.
Evite estimulantes por até 6 horas antes de dormir
Isso significa que o seu último cafezinho do dia precisa ser às 15h, se você planeja dormir às 22h. Isso dá tempo da cafeína sair completamente do seu organismo e não interferir na qualidade do seu sono.
Reduza a sua exposição à luz
Nós sabemos que assistir a uma série na Netflix antes de dormir é super relaxante, porém, a luz das telas interfere na produção de melatonina pelo organismo. O mesmo vale para telas de computador, do celular e até para as luzes ambientes. O ideal é colocar todas as telas de lado pelo menos uma hora antes de deitar e investir em luzes quentes e mais fracas para estimular o sono.
Evite comer e consumir álcool muito perto de dormir
Dê tempo para o seu corpo processar a comida e o álcool antes de cair na cama. Se o organismo está concentrado nos processos de digestão e desintoxicação, fica claro que o descanso não vai ser bom, certo? O ideal é parar de beber pelo menos 3 horas antes de dormir e comer uma hora e meia antes de deitar.