Outubro Sóbrio: entenda o movimento e saiba o que 1 mês sem álcool pode fazer pela sua saúde

Campanha incentiva não ingerir bebida alcoólica durante os 31 dias do mês de outubro; o que esse período 'sóbrio' pode fazer pela sua saúde?

14 out 2024 - 12h36
Campanha incentiva não ingerir bebida alcoólica durante os 31 dias do mês
Campanha incentiva não ingerir bebida alcoólica durante os 31 dias do mês
Foto: Freepik

Durante o mês de outubro, algumas pessoas aderem ao “Outubro Sóbrio”, campanha para se abster do álcool durante todos os 31 dias do mês. O termo surgiu no Reino Unido com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar pessoas no combate ao câncer. 

O que acontece com o corpo quando você para de beber por 30 dias?

Ashley Loeb, cofundadora e diretora de pessoas da Lionrock Recovery, uma clínica que oferece tratamento de reabilitação para dependência química nos Estados Unidos, explica que existem muitos efeitos positivos na saúde que ocorrem ao desistir do álcool por um mês. “Embora alguns efeitos sejam específicos de cada pessoa, muitos são universais”, disse em entrevista ao Healthline.

Publicidade

De acordo com ela, os benefícios de ficar sem álcool por um mês incluem:

  • Melhora na qualidade do sono;
  • Melhora na memória;
  • Melhor função imunológica;
  • Redução do risco de câncer.

Algumas pessoas também podem notar melhorias na saúde cardiovascular e perda de peso.

“Muitas pessoas descobrem que a abstinência está funcionando para elas e decidem continuar para ver quais outros benefícios podem surgir dessa experiência. Isso leva algumas pessoas à sobriedade total e outras a períodos mais longos de exploração sóbria”, afirmou Loeb. 

 diretora ainda destacou que é essencial que a pausa seja longa o suficiente para o cérebro criar novos caminhos neurais.

Publicidade

“Além disso, dá tempo suficiente para as pessoas reexaminarem sua relação com o álcool e tentarem estabelecer limites mais saudáveis quando optarem por voltar a beber. O que sabemos é que pessoas que não conseguem sustentar 30 dias de abstinência provavelmente estão lidando com um problema mais significativo de uso de substâncias”, avaliou.

De acordo com Lawrence Weinstein, diretor médico do American Addiction Centers, rede de tratamento de reabilitação para dependência química nos Estados Unidos, de modo geral, após quatro semanas, observa-se um sistema imunológico fortalecido, mudanças de humor, perda de peso, pele mais clara, redução da impulsividade e alterações comportamentais.

Situação no Brasil

O estudo “Álcool e a Saúde dos Brasileiros - Panorama 2023”, divulgado pelo Centro de Informações sobre Saúde do Álcool (CISA), mostrou que 45% dos brasileiros ingerem bebida alcoólica em festas, eventos sociais e até mesmo em casa. 

Cerca de 20% consome uma vez por semana ou a cada 15 dias, 14% uma vez por semana ou menos, 7% de duas a quatro vezes por semana e apenas 3% bebe cinco vezes ou mais. 

Publicidade

De acordo com a pesquisa, 25% dos jovens (18-24 anos) e 23% dos adultos jovens (25-34 anos) ingerem a substância uma vez por semana ou a cada 15 dias. As duas faixas etárias são as que apresentam menor nível de abstenção e maior frequência de consumo, respectivamente.

Os dados do levantamento mostram que 27% dos brasileiros têm consumo moderado de álcool e 17% abusivos, mas 75% dos consumidores abusivos acreditam que são consumidores moderados. 

Fonte: Redação Terra Você
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se