Após pouco mais de um mês, foi divulgada a causa da morte do empresário que se submeteu ao peeling de fenol. De acordo com o laudo do Instituto Médico Legal da Polícia Técnico-Científica, Henrique Chagas morreu de parada cardíaca provocada por um edema pulmonar agudo — que ocorreu devido a inalação do fenol.
O empresário, de apenas 27 anos, faleceu no dia 3 de junho, enquanto realizava o peeling de fenol. O procedimento ocorreu em São Paulo, na clínica de estética da influencer Natalia Becker, que foi indiciada por homicídio dolo eventual — quando se assume o risco de matar.
Leia também: Peeling de fenol: por que alguém tão jovem faria procedimento antirrugas que matou empresário?
O que é edema pulmonar
O edema pulmonar é uma condição em que ocorre um acúmulo irregular de líquido nos pulmões. Conhecido como "água no pulmão", o edema compromete a oxigenação, causando dificuldade de respiração e uma sensação de afogamento.
"A imagem que a gente pode ter é como se o pulmão fosse uma esponja. Você mergulha essa esponja na água, ela fica encharcada e pesada. Então, fica difícil respirar e, consequentemente, altera a troca gasosa", exemplifica João Marcos Salge, pneumologista do Grupo Fleury.
Sintomas de edema pulmonar
Dentre os principais sintomas de edema pulmonar súbito, como o que causou a morte de Henrique Chagas, estão:
...
Veja também
Edema pulmonar: sintomas, causas e tratamento
Peeling de fenol: por que alguém tão jovem faria procedimento antirrugas que matou empresário?
Peeling de Fenol: jovem de 27 anos morre em procedimento perigoso com ácido que descama a pele