Pelé segue internado no Hospital Israelista Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro. Segundo o boletim médico, o Rei do Futebol foi hospitalizado para tratar uma infecção respiratória. Os médicos aproveitaram para fazer uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de cólon, identificado em setembro de 2021.
De acordo com as filhas do jogador, não procedem as informações de que Pelé não tem respondido positivamente à quimioterapia e que estaria sob cuidados paliativos, como a imprensa noticiou no último final de semana.
Infecção respiratória de Pelé
Em entrevista ao programa Fantástico, divulgada neste domingo, Kely e Flávia Arantes do Nascimento afirmaram que a infecção respiratória que o pai está tratando no hospital é decorrência de uma nova contaminação da Covid-19, adquirida semanas atrás.
"Umas três semanas atrás, ele teve covid-19. Ele está com todas as vacinas em dia, mas por causa do medicamento do câncer, da quimioterapia, ele está fragilizado e pegou uma infecção no pulmão. E é por isso que ele foi para o hospital", explicou Kely.
O hospital informou que o astro do futebol tem respondido de forma adequada ao tratamento feito com antibióticos. Ele está em um quarto comum e seu quadro é estável. No entanto, ainda não existe previsão de alta.
Flávia reforçou que não é verdade que o pai não tem respondido mais à quimioterapia. "De tempo em tempo, eles vão ajustando a medicação para ver o que é melhor", diz Flávia. "É muito injusto falar que ele está em fase terminal, que é tratamento paliativo. Não é isso. Acreditem na gente", completou.
No começo deste ano, exames feitos por Pelé apontaram uma metástase do câncer no cólon. O tumor havia se espalhado por outros órgãos, como pulmão e fígado, mas isso não significa que o tratamento não esteja sendo efetivo, ressalta Flávia. "Eu não gosto quando falam que o tratamento do câncer não deu certo. Claro que deu, está dando. Enquanto ele estiver aqui, está respirando, está dando super certo", afirmou a filha do jogador.
Homenagens no Catar
Pelé está entre os assuntos mais comentados no Catar, sede da Copa do Mundo de 2022. Após o término do último jogo da Seleção Brasileira, em um confronto com a Coreia do Sul, os jogadores do Brasil ergueram uma faixa em homenagem ao Rei do Futebol.
Depois de ver a homenagem, Pelé declarou por meio de familiares: "Uma mistura de alívio e felicidade. Fizeram muito feliz o meu dia".