O número de casos de dengue registrou aumento de quase 40% entre julho de 2023 e janeiro deste ano, com índice de 150 contágios por cada 100 mil habitantes, de acordo com o Ministério da Saúde.
A vacinação contra a doença começará em fevereiro pelo SUS, ainda sem data confirmada. Existem dois tipos de vacina disponíveis, a Qdenga e a Dengvaxia, mas somente a primeira está no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O Terra conversou com o médico infectologista e professor do curso de Medicina da Unic, Thiago Rodrigues, sobre as principais dúvidas em torno da vacinação.
Quem pode tomar a vacina da dengue?
Dengvaxia (particular): crianças a partir de 6 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos. A vacina é recomendada somente para pessoas previamente infectadas por um dos vírus da dengue (soropositivos).
QDenga (SUS): crianças a partir de 4 anos de idade, adolescentes e adultos até 60 anos, tanto soronegativos como soropositivos para dengue.
Quem não pode tomar a vacina da dengue?
- Pessoas que tenham alergia grave a algum dos componentes da vacina;
- Gestantes;
- Mulheres amamentando;
- Pessoas com imunodeficiências primárias ou adquirida, incluindo terapias imunossupressoras;
- Pessoas que vivem com o vírus HIV, sintomáticas ou assintomática, quando acompanhado por evidência de função imunológica comprometida.
Existem diferenças significativas entre os dois imunizantes disponíveis no Brasil?
Dengvaxia (laboratório Sanofi Pasteur): vacina tetravalente, vírus vivo atenuado, 3 doses com intervalo de 6 meses entre as doses, somente indicada para quem já teve dengue.
QDENGA (laboratório Takeda): vacina tetravalente, vírus vivo atenuado, 2 doses com intervalo de 3 meses entre as doses, independentemente de ter tido ou não dengue previamente (soronegativos e soropositivos).
Por que a Dengvaxia não é recomendada para pessoas acima de 45 anos?
Não há dados suficientes demonstrando a segurança da aplicação da Dengvaxia acima dessa faixa etária de 45 anos. Ela é vendida nas redes privadas e não faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), portanto não será aplicada gratuitamente.