Pilates fortalece a musculatura? Entenda os verdadeiros efeitos

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

2 dez 2023 - 10h02
(atualizado em 4/12/2023 às 19h32)
Pilates fortalece a musculatura - Shutterstock
Pilates fortalece a musculatura - Shutterstock
Foto: Sport Life

O pilates é reconhecido como técnica de construção de movimento, ou seja, trabalha com a proposta da melhora da postura, equilíbrio, força e flexibilidade do corpo. Fato que ainda não o afasta de questionamentos sobre os seus benefícios, por exemplo: pilates fortalece a musculatura?

Pilates fortalece a musculatura conforme resposta do profissional

"A técnica de exercícios com base na teoria desenvolvida por Joseph Pilates une aumento de tônus muscular, associado a alongamentos, flexibilidade nos movimentos e tendo como resultado final uma musculatura mais forte", respondeu com exclusividade para o Sport Life o coordenador geral do setor de Fisioterapia da Rede Hospital Casa, Luiz Guilherme Coppolecchio.

Publicidade

Nesse sentido, Luiz Guilherme pontuou na sequência que é inviável determinar uma carga de treino para quem tem esse objetivo de fortalecimento muscular por meio do pilates. O motivo é que o treino varia de pessoa para pessoa, e, também, há necessidade de análise individual, morfológica e biomecânica para que ocorra a prescrição de exercícios diretamente proporcional à cada necessidade individual.

"Mas o ganho de maior força muscular está relacionado à frequência de treinamento, regularidade e capacidade de carga de cada um. O resultado é praticamente imediato, principalmente para indivíduos sedentários ou com alguma restrição de mobilidade, que esteja impossibilitando a pessoa na realização de exercícios. O pilates tem de imediato melhora na respiração, tônus e flexibilidade. Ganhos que serão acentuados gradualmente", garantiu Coppolecchio.

Os acréscimos sobre fortalecimento muscular no pilates

Questionado se há algum veto para esse trabalho de pilates com quem vive com hérnia de disco, esse profissional acusou que não há nenhuma contraindicação devido a eficácia dessa proposta para o tratamento ou até prevenção de patologias relacionadas à coluna.

"O aumento da mobilidade e flexibilidade, além da força e tônus muscular de músculos estabilizadores da coluna, fazem o reposicionamento das vértebras e, consequente, descompressão dos discos o que gera alívio acentuado dos sintomas", disse.

Publicidade

Luiz ainda sugeriu musculação, natação, exercícios funcionais e CrossFit para quem definiu essa meta, isto é, todas essas modalidades citadas são capazes de desenvolver o potencial de fortalecimento muscular.

"Cada modalidade tem suas especificidades. A musculação tem maior ganho de força muscular imediato, porém não trabalha a conscientização corporal e a respiração, além da flexibilidade resultado de aulas de Pilates. Cada modalidade terá maior função de acordo com a necessidade e vontade do praticante", alertou.

Dá para substituir o pilates pela musculação?

"Não. O pilates é uma modalidade de exercícios terapêuticos, que tem como base filosófica a conscientização corporal, a consciencialização respiratória e o alongamento. O que faz com que pessoas com patologias diversas consigam praticar sem maiores contraindicações. Já a musculação se caracteriza por sistema de peso polia ou levantamento de peso direto. Que gera resultados mais instantâneos e impactantes em nível estético. Porém não se vale das bases filosóficas do pilates, assim tendo maiores restrições no geral", concluiu Luiz Guilherme Coppolecchio.

Dado

Não aconteceu até aqui uma pesquisa para revelar a quantidade de praticantes do pilates no Brasil. O que prevalece é que no site de busca "Google" aconteceram 288.000.000 buscas por pilates no ano de 2021.

Publicidade

10 exercícios para emagrecer que você pode fazer em casa 10 exercícios para emagrecer que você pode fazer em casa

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações