Embora as suas causas ainda sejam desconhecidas, as varizes são as veias, que se dilataram e, paralelamente, tornaram-se tortuosas. Um sujeito que vive com essa doença multifatorial começa a alimentar dúvida sobre o que pode ou não fazer no esporte, por exemplo: pode treinar musculação com varizes?
Sim! Não há problema de fazer musculação com varizes
"Quem tem varizes pode fazer musculação. Não há problema. Pode fazer musculação priorizando muitas vezes exercícios que fortaleçam a panturrilha. Porque a musculatura desenvolvida na panturrilha ajuda na drenagem venosa e na drenagem linfática", garantiu em entrevista exclusiva para o Sport Life o cirurgião vascular do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Dr. Thiago Mattiazzo.
Dessa forma, também não há contraindicação para nenhum tipo de exercício. O Dr. Thiago ainda pontuou que pacientes com varizes idealmente devem fazer exercícios com o uso de meia elástica, ou seja, existe a necessidade de uma consulta para prescrever a melhor meia.
"Mas pode fazer dando preferência ao uso da meia elástica. Exercícios que evitam impacto são muito bons também. Principalmente o paciente que está começando o exercício precisa fortalecer primeiro essa musculatura", acrescentou o médico.
Quais outros exercícios que uma pessoa com varizes deve priorizar?
"Recomendamos a realização de exercícios que fortaleçam o 'core' de membros inferiores. Panturrilhas, coxas, glúteos e abdômen. Não precisa ter medo e pode fazer esses exercícios, que vão aliviar os sintomas das varizes", disse o cirurgião vascular dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru Bruno Nanni em contato com a reportagem.
Recado para quem está com sobrepeso e varizes
"Os pacientes com sobrepeso também devem evitar exercícios de impacto para não comprometer a articulação e ligamento", alertou o especialista. Outro motivo para que não se esqueça da meia elástica.
O que fazer para evitar varizes?
"Para evitar varizes, manter o exercício físico ajuda no controle de peso. Também favorece o não desenvolvimento de varizes, mas o uso de meia elástica principalmente para quem permanece muitas horas em pé ao longo do dia", concluiu o Dr. Thiago Mattiazzo.
A manutenção de hábitos saudáveis ajuda nessa proposta. "Se está acima do peso, ajuste a dieta para eliminar aqueles quilos a mais. Se fuma, pare de fumar, pois o cigarro prejudica absurdamente a saúde vascular. Busque uma alimentação mais saudável, tire aqueles alimentos industrializados e de característica mais inflamatórias. São pequenas atitudes que podem fazer com que não piorem as suas varizes e os sintomas de desconforto em membros inferiores", sugeriu Bruno.
Recado
"Lembrando que a musculação não piora as varizes e não faz surgir mais veias. O que acontece é que as veias já estão escondidas na gordura da pele. Quando vamos perdendo essa gordura e ganhado massa muscular as veias ficam mais superficiais", terminou Bruno Nanni.