Você fica muito tempo sem comer, dorme mal e tem preocupações até demais? Essas são algumas das principais causas da enxaqueca, doença que é a sexta mais incapacitante do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e atinge 15% da população mundial.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, a enxaqueca é uma doença neurológica, genética e crônica, cuja principal característica é a dor de cabeça latejante, em um ou nos dois lados da cabeça.
“Atualmente já se sabe que a enxaqueca é uma doença de todo o cérebro, em que a tendência genética e o ambiente (gatilhos) interagem o tempo todo”, aponta o órgão.
Sensibilidade à luz, náuseas, vômitos, formigamento e dormências no corpo, tonturas, sensibilidade a movimentos, entre outros, são sintomas. Diferente da dor de cabeça, a enxaqueca precisa ser acompanhada por um profissional especializado e somente ele pode dar o diagnóstico correto.
Estresse e mais
Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, as causas da enxaqueca podem variar, indo de estresse e tensão até ciclo hormonal. Conheça cinco causas mais comuns:
Preocupações excessivas, ansiedade, tensão, estresse
Com a rotina mais pesada que boa parte de nós temos, fica impossível não se afetar pelas preocupações, tensões e ansiedades. Ainda assim, tente tirar um tempo para você e encontre um hobby que possa te acalmar (recomendo Yoga)!
Ficar sem comer
“O jejum é o aspecto alimentar mais importante para desencadear dores de cabeça. Longo tempo sem comer pode gerar uma queda na taxa de açúcar do sangue e provocar a produção de substâncias que causam dor. O ideal é comer algo a cada 3 ou 4 horas, e também não exagerar na comida quando passar muito tempo em jejum”, alerta o Ministério da Saúde.
Portanto, nada de ficar horas sem se alimentar, ok?! Aproveite para pensar em dietas mais saudáveis e ricas em fibras.
Dormir mal
Um bom sono é uma condição fundamental para o bem estar de uma maneira geral, e também para o equilíbrio das enxaquecas e outras dores de cabeça. “Dormir pouco, dormir muito, demorar para pegar no sono, acordar no meio da noite, roncar e ter sonolência de dia, ir dormir e acordar muito tarde são todos possíveis desencadeantes de dor de cabeça”, garante.
Ciclo hormonal
A TPM (tensão pré-menstrual) carrega consigo crises de cefaléia. As enxaquecas tendem a ser mais concentradas no período menstrual ou pré-menstrual. “Irregularidades menstruais, endometriose, ovários policísticos e reposição hormonal podem ser fatores que agravam as enxaquecas”, aponta o MS.
Excesso de cafeína
O excesso de café e outras bebidas cafeinadas (coca-cola, chás pretos), chocolates, e até mesmo analgésicos que contenham cafeína são causadores de enxaqueca.
Além dos itens citados acima, a falta de exercícios físicos e causas genéticas também são fatores que ajudam a desencadear a doença. Já viu nossa matéria sobre Crossfit e Musculação? Dá uma olhada que ainda dá tempo de mudar seus hábitos!