A banana é uma fruta que vai além de um simples lanche: prática de consumir, ela é rica em nutrientes e vitaminas que são essenciais para garantir a boa saúde do organismo, e seu consumo pode ajudar desde a saúde mental até o coração.
De acordo com a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Boa Viagem, Jussara Maria, trata-se de um alimento que pode e deve fazer parte do dia a dia das pessoas para garantir todos os benefícios oferecidos por ele.
Por que comer banana todos os dias?
Segundo a profissional, a banana é rica em vitaminas C, A B1, B2, B6, B9 e B12, além de fósforo, zinco, magnésio, cobre manganês e potássio, que exercem papel importante na saúde humana.
São muitos os benefícios que fruta apresenta, dentre eles o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, por ser rica em pectina (fibra solúvel), o carboidrato resistente à digestão e baixo índice glicêmico.
"Essa fruta também gera benefícios para a saúde cardiovascular pois possui uma grande quantidade de potássio e mineral, importantes no controle da pressão arterial, além do magnésio que mantém o bom funcionamento do coração. A banana auxilia ainda na saúde intestinal, contribuindo para as funções do intestino", ressalta a nutricionista.
Jussara afirma que o consumo regular de banana auxilia nas atividades cerebrais como memória, concentração, raciocínio, podendo ainda reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame.
Cuidado com o consumo exagerado
É importante lembrar, no entanto, que todo alimento deve ser consumido com moderação, visto que o excesso da fruta pode ocasionar alguns problemas.
"O potássio é um mineral abundante na banana e o seu consumo excessivo pode causar uma hipercalcemia (alta concentração de potássio no organismo), dificuldades na respiração, batimentos cardíacos irregulares, náuseas, sonolência e vômitos. Essa fruta também possui calorias e ingeri-la em excesso pode levar ao aumento do peso. É indicado de até duas bananas por dia, para que assim se possa aproveitar todos os seus benefícios", orienta a especialista.