Dezembro Laranja busca conscientizar sobre o câncer de pele, doença com alta taxa de mortalidade no Brasil
De acordo com as estimativas para o triênio 2023-25 do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 220.490 novos casos anuais de câncer de pele do tipo não melanoma e, paralelamente, 13.620 de melanoma. Em 2020, o melanoma causou a morte de 1.923 brasileiros, enquanto o não melanoma não superou 2.500.
O Brasil enfrenta fortes ondas de calor, que não parecem ter previsão de cessar tão cedo. Portanto, não só devemos nos preocupar apenas com a hidratação, mas também com a proteção da nossa pele.
Protetor solar pela sua saúde
A campanha Dezembro Laranja quer conscientizar a população sobre o câncer de pele e a importância de usar protetor solar. "Não só no rosto, mas também no corpo, o filtro solar combate os radicais livres, protege a nossa pele contra os raios UVA e UVB, que são radiações que não somente causam câncer de pele, mas também manchas e o envelhecimento", explica Nicolly Machado, médica pós-graduada em Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica.
Atenção!
Porém, o protetor solar não deve ser passado só no rosto, e muito menos apenas na hora de sair de casa. "É muito importante usarmos filtro solar todos os dias na região facial e corporal também, lembrando que o FPS deve ser superior a 30 em protetores corporais e, de preferência, 50 nos faciais. Além disso, ele deve ser reaplicado a cada duas horas."
Agora, para quem acredita que se não vai sair de casa, não precisa de protetor solar, a médica dermatologista alerta que não é bem assim. "Mesmo no lar, é superimportante usarmos o filtro solar e reaplicarmos no intervalo indicado, uma vez que não somente a exposição solar é prejudicial para a nossa pele. Isso também vale para a luz invisível e a luz azul, como, por exemplo, do celular, computador, televisão e lâmpadas que utilizamos no dia a dia", completa.
Atenção: se você vai entrar no mar ou na piscina, o ideal é aplicar o filtro solar 30 minutos antes.
Como achar o melhor protetor solar para você?
Nicolly pontua que o melhor protetor solar para sua pele é aquele que um bom dermatologista prescreve - lembrando que cada pele possui características únicas. "A região corporal não tem tanta especificação,
podemos usar qualquer filtro solar. Já para a região facial, é necessário uma avaliação e uma consulta dermatológica, a fim de personalizar o uso do seu protetor, seja ele para melasma, para pele oleosa, seca ou acneica. Nós temos uma infinidade de cosméticos no mercado atual."
Agora, relaxa!
Após um longo dia exposto aos raios solares com as devidas proteções, a médica recomenda usar e abusar de hidratantes de barreira, "que são os que contém ceramidas, ácido hialurônico, vitaminas A e E, para hidratar, recuperar e regenerar a barreira que a longa exposição aos raios solares prejudicaram", indica.
E os lábios e couro cabeludo?
Você provavelmente já ouviu sua avó dizer que ficar tanto tempo no sol ia "queimar o coco". E ela não estava errada! Nicolly estende a importância de se proteger do sol para o couro cabeludo e para os lábios. "Hoje nós já temos leave-ins que são cremes que aplicamos no nosso cabelo que possuem filtro solar, além de podermos utilizar chapéus e bonés. Para os lábios, temos protetores labiais, com hidratantes, ácido hialurônico e vitaminas que vão regenerar e fortalecer a nossa barreira", finaliza.