A atriz Isadora Cruz, que protagonizou a novela "Mar do Sertão", enfrenta um quadro de pielonefrite aguda. A doença, um tipo de inflamação infecciosa causada por bactérias, tem início no sistema urinário e pode provocar graves complicações, se não for bem tratada.
"Estava há alguns dias sentindo uma dor nas costas, que achava que era uma simples dor muscular. Tentei algumas terapias e a dor persistia, mas como estou em um ritmo intenso de trabalho, pensei que fosse uma tensão normal e fui seguindo minha vida achando que estava tudo bem", relatou Isadora no Instagram no último dia 17.
"Até que acordei domingo passado queimando de febre, com calafrios e dor, que era antes só na lombar, se espalhou por todo abdômen até irradiar para as pernas ao ponto de não conseguir nem andar", acrescentou antes de contar o diagnóstico. A legenda foi acompanhada de uma foto no Hospital São Luís Rede D'Or, em São Paulo.
Depois disso, na segunda (24), a atriz voltou a ser internada. Ela disse ao jornal “O Globo” que teve uma recaída na sexta-feira (21), com muitas dores, e estava investigando seu quadro de saúde.
Origem no sistema urinário
Embora a pielonefrite seja uma infecção renal, o problema é decorrente de uma infecção urinária, que pode ser a cistite, quando atinge mulheres, ou prostatite, epididimite e orquite, quando atinge os homens. O urologista Danilo Galante explica que a doença se desenvolve quando a bactéria faz o caminho inverso, subindo pela bexiga e se alojando no rim.
"Leva a esse quadro de febre, queda do estado geral, dor no corpo, o paciente perde a fome, perde a vontade de sair da cama", cita o médico em entrevista ao Terra.
Diante desses sintomas, o tratamento precisa ser feito com antibiótico e hidratação. Se o paciente estiver febril, mas com quadro controlado, a internação pode ser de 48 horas para aplicação de antibiótico na veia e, em seguida, o tratamento pode ser concluído em casa, via oral. Mas se o caso for grave, o tratamento é feito na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Como prevenir a pielonefrite?
Da primeira vez que falou sobre a doença, Isadora decidiu fazer uma alerta especial às mulheres, "que têm a anatomia favorável a essas infecções pelo fato da uretra ser naturalmente mais curta". A atriz reforçou que a doença pode ser silenciosa e, se não tratada adequadamente, pode desencadear sepse, que é o quadro de infecção generalizada, falência múltipla de órgãos e até morte - consequências confirmadas por Galante.
"É importante que a gente saiba que pielonefrite é sempre a evolução de uma cistite não tratada ou tratada com antibiótico errado. Então, todo paciente com infecção urinária, com sintomas urinários baixos, ou seja, vontade de urinar toda hora, ardência pra urinar, paciente com cor e cheiro da urina alterado, eles devem tratar. Eles não podem ignorar esse sintoma porque a bactéria pode facilmente subir pelo ureter e virar uma pielonefrite", alerta.
Desse modo, os cuidados são beber bastante água durante o dia, evitar longos períodos sem urinar e esvaziar a bexiga logo após as relações sexuais.