Quando a sinusite é grave? Veja sintomas e o que fazer

A sinusite pode trazer muito desconforto e, se não for corretamente tratada, pode agravar quadros médicos. Saiba mais!

27 jun 2024 - 19h45
Mulher doente assoa o nariz
Mulher doente assoa o nariz
Foto: PIKSEL/iStock

A sinusite pode provocar grande desconforto e uma série de outros efeitos colaterais que tornam a rotina mais difícil, já que o problema de saúde está relacionado à respiração e pode apresentar dores em áreas sensíveis do rosto.

Assim como outras questões de saúde similares, como a rinite e a bronquite, a sinusite pode ser mais comum em épocas do ano como o outono e o inverno, quando o clima mais ameno favorece a propagação de poeira, fuligem, poluentes, bactérias e vírus que dão origem a alergias e inflamações em tecidos do nariz e suas proximidades.

Publicidade

É fundamental ter atenção com quadros de sinusite e tratar a situação o mais rapidamente possível. Além de evitar o desconforto causado pela dor e outros sintomas da sinusite, o tratamento evita o agravamento da doença que, se mal curada, pode até mesmo levar à morte.

O que é a sinusite?

O quadro de sinusite é aquele que causa a inflamação das chamadas mucosas dos seios da face ou seios paranasais. Esses tecidos estão presentes em cavidades ósseas do crânio, em áreas próximas dos olhos, maçãs do rosto e do nariz. 

A função dos seios da face é reduzir o peso do crânio, aquecer o ar que é inspirado e dar ressonância para a voz. O revestimento dos seios da face é composto por uma mucosa, de textura semelhante àquela presente no nariz, que possui glândulas voltadas à produção de muco. Essa mucosa também possui cílios em estrutura vibrátil para conduzir substâncias que o muco retém em direção ao nariz, para que sejam eliminadas da região, em um fluxo contínuo.

Porém, quando há um processo alérgico ou infeccioso, as mucosas ficam inflamadas e o fluxo de muco é obstruído, o que causa uma série de sintomas desagradáveis e riscos à saúde, principalmente pela instalação de vírus e bactérias em situações assim.

Publicidade

É possível diferenciar a sinusite em diferentes tipos, de acordo com a intensidade dos sintomas e frequência com que a doença é observada em pacientes.

O que é e quais são os sintomas da sinusite aguda?

A sinusite aguda costuma ter causa viral ou bacteriana e causa sintomas como:

●    Dor de cabeça concentrada na área frontal da face;

●    Dores em áreas do maxilar ou mesmo dor dentária;

●    Dor na região entre ou atrás dos olhos;

●    Obstrução nasal, o que dificulta a respiração;

●    Secreção esverdeada, amarela ou com presença de sangue.

Publicidade

O que é e quais os sintomas da sinusite crônica?

A sinusite crônica apresenta sintomas parecidos com a sinusite aguda, porém com intensidades diferentes. Em alguns casos, a tosse é o sintoma mais comum, especialmente no período da noite, quando o movimento de se deitar para dormir faz as secreções causadas pela sinusite escorrerem pelas fossas nasais e irritarem as vias aéreas.

O que é sinusite fúngica alérgica?

A sinusite fúngica alérgica é causada pela presença de fungos na área mucosa das fossas nasais, o que provoca irritações e alergias. Os sintomas são similares aos tipos de sinusite anteriores, com destaque para a congestão nasal e secreções.

Quais os sintomas da sinusite?

Entre os sintomas mais comuns da sinusite, estão:

●    Febre;

●    Coriza;

●    Tosse;

Publicidade

●    Cansaço;

●    Dores musculares;

●    Dores de cabeça e em regiões como olhos, atrás dos olhos, rosto ou maxilar;

●    Obstrução nasal e dificuldade para respirar;

●    Presença de secreção amarela ou esverdeada, com sangue ou não;

●    Falta de apetite.

O que provoca sinusite?

A sinusite pode ser causada por uma série de fatores, especialmente aqueles ligados a elementos presentes no ar. Fumaças, poeira, fuligem ou poluição no ar são fatores que contribuem para o aparecimento de sinusite.

Publicidade

Além disso, épocas como o outono, inverno ou períodos de chuva favorecem o aparecimento da sinusite, já que a circulação de ar em ambientes comuns pode ser restrita com o fechamento de janelas e uso intenso de ar condicionado em espaços fechados. 

Sem circulação de ar livre, a propagação de agentes que causem alergias à região mucosa dos seios paranasais é maior, o que favorece o aparecimento de sinusite. Por isso, quem trabalha de maneira presencial em escritórios ou pacientes internados em hospitais ou unidades de terapia intensiva podem apresentar maior risco ao desenvolvimento de sinusite.

Como se tratar da sinusite?

O tratamento de sinusite pode envolver processos como lavagem nasal com solução de água, açúcar e sal, soro fisiológico ou vapor de água via nebulização, para contribuir com a desobstrução das vias nasais.

Também é recomendado o aumento do consumo de água e líquidos, assim como evitar a presença constante em ambientes refrigerados ou com baixa circulação de ar. Colocar a cabeça para trás pode trazer mais conforto e facilitar a eliminação de secreção, especialmente antes de dormir.

Publicidade

A automedicação não é indicada em casos de sinusite, já que o uso inadequado de medicações como anti-histamínicos, antibióticos ou corticoides pode agravar o quadro de saúde. Em vez disso, a preferência é pelos tratamentos de prevenção, como lavagem nasal e a redução do uso de ar condicionado, por exemplo.

Apenas os médicos especialistas, como o otorrinolaringologista, poderão avaliar se a sinusite demanda o uso de corticoides ou antibióticos, se a causa da alergia for bacteriana ou por vírus. 

O que fazer quando a sinusite é grave?

Quando os sintomas da sinusite duram por mais de 10 dias ou quando já presença de febre ou dor intensa em um espaço de 3 a 4 dias, é recomendado procurar ajuda médica para avaliação do quadro e intervenção medicamentosa, por meio do uso de antialérgicos, antibióticos ou corticoides, além de tratamento como nebulização e lavagem nasal.

Em situações mais graves, pode ser recomendada a internação ou mesmo intervenção cirúrgica, para retirada de secreção, melhora da drenagem nasal e ventilação nas vias aéreas.

Publicidade

Para conferir mais dicas sobre bem-estar, saúde e outros assuntos para que você tenha uma vida ainda melhor e mais saudável, navegue pelo site Terra Você!

Fonte: Redação Terra Você
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se