A corrida figura entre as primeiras opções de quem quer manter uma vida saudável, ou seja, não exige custo financeiro elevado de qualquer praticante e pode ser feita em parques, ruas, avenidas e rodovias. No entanto, esse esporte não é feito apenas por facilidade e proporciona dúvidas principalmente para iniciantes, por exemplo: quanto tempo o corpo demora para se adaptar à corrida?
Entenda o tempo para o corpo se adaptar à corrida
"Vai depender do nível de condicional de um indivíduo e do tempo adaptável. Mas, em uma planilha de treinos e devido ao estímulo gerado, o tempo em média que o corpo leva para se adaptar a qualquer estímulo muscular novo dura em torno de um mês", respondeu em entrevista exclusiva para o Sport Life o personal trainer Cassio Fidlay.
Sendo assim, o formigamento no corpo todo torna-se comum nas primeiras semanas. Detalhe que os membros inferiores costumam ser mais atingidos por esse tipo de sensação.
"A maior concentração de glóbulos vermelhos está nos membros inferiores, a circulação sanguínea não está acostumada e preparada com esse estímulo de retorno venoso com uma intensidade maior do que ele faz. Por isso, o formigamento vem do sangue querendo circular com maior rapidez e isso causa esse desconforto", detalhou Cássio.
Ainda assim, o formigamento não é o bastante para afastar um iniciante das pistas e denota o processo de adaptação. "O corpo precisa entender que agora precisa fluir o sangue com mais agilidade. Principalmente em mulheres, onde é comum a circulação ser mais lenta", complementou o profissional.
O que fazer para minimizar esse sintoma no início?
"Começar sem muito esforço e aumentar o volume de treinos gradativos. Assim, o corpo acompanha a evolução do treino e diminui o risco de acontecer algo parecido", garantiu o educador físico.
Mais dois recados
A sugestão é para aumentar a quilometragem depois de adaptado para diminuir o pace e, também, melhorar a resistência. Cássio ainda orientou sobre iniciar a corrida em terreno plano ou irregular. "Com certeza no terreno plano. Mesmo o músculo fortalecido e adaptado, às irregularidades do solo podem ocasionar lesões graves por pisar em falso ou errado", concluiu.