Estudo mostra que pessoas que sofreram morte súbita manifestaram alguns sintomas alguns dias ou horas antes do óbito. Pesquisa publicada no The Lancet, realizada pelo Cedars-Sinai Health System, em Los Angeles, explica estes sinais antes do evento fatal.
Morte súbita: o que é?
A morte súbita ocorre quando há uma falha no sistema cardiovascular, uma parada cardíaca. O óbito ocorre com a interrupção da circulação sanguínea de forma abrupta.
"Muitas pessoas podem experimentar dor no peito, náusea, mal-estar, fraqueza ou falta de ar horas antes de ocorrer a parada cardíaca", explica à CNN o cirurgião cardíaco Alexandre Siciliano, do Hospital São Lucas de Copacabana.
A dificuldade em respirar é um destes sintomas. A sensação de tontura ou vertigem devem ser observados com cuidado, pois são indicativos preocupantes. Podem significar um fluxo sanguíneo inadequado para o coração e o cérebro. Assim, pode ser um precursor da parada cardíaca.
Enjoo e náuseas persistentes, ou ainda vômitos e dor abdominal, podem ser sinais de um coração em mau funcionamento e não um simples desconforto gástrico. Ainda, é importante observar se a dor atinge o braço esquerdo, mandíbula ou as costas.
Como prevenir?
Por fim, de acordo com o especialista, a prevenção da morte súbita é possível por meio de uma avaliação médica completa. Devem ter este cuidado, principalmente, quem pretende iniciar uma atividade física. A avaliação consiste em: consulta médica, exame físico, além de um eletrocardiograma.