O Ministério da Saúde resolveu ‘comprar a briga’ com Jojo Todynho após a cantora criticar o SUS (Sistema Único de Saúde). Nas redes sociais, ela citou a "hipocrisia dos que defendem o SUS, mas não o utilizam".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em campanha na web, a pasta fez um trocadilho com o grande hit de Jojo, Que Tiro foi Esse?: "Que mico foi esse? Surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS, mas logo veio a resposta, toda natural, bonita pra caramba e corretíssima", diz a imagem. "'Só fala bem do SUS quem não usa'. Essa afirmação é mentirosa. Segundo pesquisas, o SUS é melhor avaliado por quem mais o utiliza. Além disso, na prática, mesmo quem tem plano de saúde usa o SUS.”
A publicação ainda enumerou exemplos em que a população pode usufruir os serviços do SUS, como: chamar o SAMU, receber ou doar sangue ou órgãos, tomar vacina, ir à farmácia, entre outros.
A resposta também contou com o apoio de Cariúcha, conhecida por ser crítica de Jojo. "Este post teve a participação orgânica e gratuita da influenciadora Cariúcha. Não houve cachê ou pagamento pelo vídeo. A participação tem o intuito de reforçar e divulgar a importância do SUS", informou a postagem.
“Todo mundo usa SUS, até quem fala mal usa o SUS e nem sabe. [...] O SUS tá em todo lugar. Tá na prevenção, na fiscalização, no cuidado com a saúde, mesmo quando você finge que não vê. [...] O SUS é necessário pra caramba. O SUS é Brasil pra caramba”, afirmou Cariucha, no vídeo.
Com a repercussão da campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, agradeceu ao apoio dos brasileiros que ‘se uniram para defender o SUS’ e destacou que, embora ainda existam desafios, os comentários mostram que a Pasta ‘está no caminho certo’.