A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, afeta 422 milhões de pessoas. Muitas pessoas acreditam que os alimentos açucarados são totalmente proibidos para quem tem essa condição. No entanto, segundo a Dra. Renata Domingues de Nóbrega, especializada em nutrologia, essa é apenas uma das diversas informações falsas que cercam a diabetes. A seguir, a médica esclarece as dúvidas mais comuns sobre o assunto. Confira!
Diabetes é causada pelo consumo excessivo de açúcar?
Tem quem acredite que comer muito doce causa a doença, porém esse assunto é bem mais complexo, afirma a Dra. Renata.
O consumo excessivo de açúcar, por favorecer o ganho de peso e o desenvolvimento de resistência à insulina, pode sim contribuir para o surgimento de diabetes, mas ele não é o único fator responsável por isso.
A diabetes tipo 1, por exemplo, é um problema autoimune que não tem relação com o consumo exagerado de açúcar. Já a diabetes tipo 2 pode aparecer devido à associação de múltiplos fatores, entre eles, genética, estilo de vida e, sim, alimentação inadequada.
Quem tem diabetes nunca pode comer doce?
A nutróloga garante que as pessoas diagnosticadas com diabetes podem sim comer açúcar, desde que com moderação e dentro de um plano alimentar equilibrado.
Para lidar com a diabetes e prevenir complicações, é indispensável controlar as porções, manter um dieta balanceada e, se necessário, utilizar medicamentos, que sempre devem ser prescritos por um médico.
Apenas pacientes com sobrepeso ou obesas podem desenvolver diabetes?
Entre os fatores de risco da diabetes estão o sobrepeso e a obesidade, porém isso não significa que pessoas com o peso normal não possam desenvolver o problema.
Idade, histórico familiar, etnia e condições pré-existentes ( síndrome do ovário policístico, por exemplo) também podem influenciar no surgimento da diabetes.
Diante disso, a médica indica que todas as pessoas devem ter um estilo de vida saudável e ativo, incorporando a prática regular de atividades físicas, o gerenciamento do estresse, a qualidade do sono e uma alimentação equilibrada.
Quem tem diabetes não pode comer carboidratos?
A médica lembra que os carboidratos são importantes para que o corpo tenha energia e funcione adequadamente e, por isso, é fundamental que eles façam parte da dieta de todos, inclusive das pessoas diagnosticadas com diabetes.
É preciso tomar cuidado em relação ao tipo de carboidrato e à quantidade consumida. Ela orienta priorizar os carboidratos complexos, que são aqueles encontrados em alimentos como grãos integrais, legumes e frutas.
"A escolha de carboidratos de baixo índice glicêmico ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis", destaca.
Diabetes tipo 2 pode ser prevenida?
É possível prevenir ou retardar a diabetes tipo 2 por meio de mudanças no estilo de vida. De acordo com a Dra. Renata, existem estudos que comprovam que uma dieta saudável, rica em fibras e pobre em gorduras saturadas e trans, e a prática de atividades físicas minimizam as chances de diabetes.