Que as castanhas são fonte de minerais, vitaminas e gorduras boas para o organismo, isso você já deve saber ou supor. Mas você sabia que, além de ser um alimento saudável e rico em nutrientes, as castanhas também reduzem o estado inflamatório no organismo causado pelo excesso de gordura corporal e ajudam a perder peso?
Isso ficou claro (e foi comprovado) em dois estudos americanos publicados em 2018. O primeiro, realizado pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprovou que pessoas que consumiam diariamente uma porção de algum tipo de castanha tinham menor chance de engordar e de se tornar obeso.
"As pessoas geralmente vêem as castanhas como alimentos com alto nível de gorduras e calorias e hesitam em considerá-las como um lanche saudável, mas elas estão, de fato, associadas a um menor ganho de peso", declarou Xiaoran Liu, uma das autoras do estudo e pesquisadora do departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard.
Em outro estudo, este conduzido pela Universidade de San Diego e com foco nos benefícios da castanha-do-Pará, foi comprovado que o alimento também ajuda a controlar o ganho de peso e prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, já que o snack aumenta a sensação de saciedade e auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue, o que previne o diabetes.
As castanhas são consideradas oleaginosas e contêm ômega -3, um antioxidante que faz bem para a saúde vascular, além de ajudarem a melhorar a memória, o raciocínio e o sistema imunológico.
Também por conta da sensação de saciedade, as castanhas ajudam a controlar a vontade de comer guloseimas durante o dia, tornando-se uma boa opção de snack saudável. Mas é preciso cautela com a quantidade. Especialistas recomendam o consumo de cerca de cinco unidades por dia, combinadas com frutas, iogurte ou saladas. Está esperando o que para adicionar castanhas na sua dieta?