A cantora Preta Gil está enfrentando uma dura batalha contra o câncer de intestino. A artista tem passado por sessões de quimioterapia para tratar a doença, e recentemente falou sobre os efeitos colaterais do tratamento. Uma das consequências é a queda de cabelo, o que pode fragilizar a autoestima de muitas mulheres.
"Bora cuidar do cabelo. Caiu muito, mas o que sobrou a gente cuida", declarou a cantora através das redes sociais. Preta está certa, uma vez que, mesmo que muitos fios caiam, os cabelos remanescentes - bem como o couro cabeludo - exigem uma intensa rotina de cuidados.
Como recuperar os fios pós-quimioterapia?
Grasi Bueno, especialista em terapia capilar, afirma que antes de iniciar qualquer rotina de cuidados com os fios é preciso aguardar as orientações do oncologista. Além disso, é preciso levar em consideração o tipo de câncer que atinge a paciente.
"Na avaliação, eu indico preservar a saúde do couro cabeludo, evitando a exposição solar e realizando a higienização do cabelo com shampoos não agressivos", indica a profissional.
Segundo ela, de dois a três meses após o surgimento dos novos fios, a paciente deve estimular esse crescimento massageando o couro cabeludo com blend de olhos, usando produtos com proteção UV, bonés frouxos e lenços.
"E caso a queda de cabelo realmente passe a vir ocorrer com mais frequência, ela deve também fazer uso de para inibir essa alopecia, procurando também um dermatologista", destaca.
Grasi ressalta ainda que é preciso evitar procedimentos como coloração e alisamento do cabelo nesse período após a quimioterapia. O ideal, na verdade, é sempre seguir a orientação médica, reforça a especialista.