Raquel Brito foi desclassificada do reality show "A Fazenda 16" (Record) no último dia 6 de outubro após passar mal durante uma prova e ser internada com "dor torácica". Nesta sexta (11), de acordo com um novo boletim médico, a ex-peoa teve alta e seu diagnóstico revelado: miocardite aguda. Mas o que é isso?
Sentir uma dor repentina no peito costuma nos gerar preocupação imediata, afinal logo pensamos que pode ser algo relacionado com o coração. Vale lembrar que incômodos desse tipo podem ter inúmeras causas, que vão desde as psicológicas até ao excesso de gases no sistema digestivo. Mas, investigar a origem desse sintoma é fundamental. Afinal, pode ser sim algo cardíaco, como, por exemplo, uma miocardite, caso de Raquel.
O que é miocardite
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a miocardite é, na verdade, uma inflamação do miocárdio - uma das paredes do coração. Essa parte do órgão é responsável pela sua contração e, consequentemente, pelo bombeamento do sangue para o corpo. Portanto, quando ela não está em boas condições, problemas como arritmias e insuficiência podem aparecer. Em casos mais graves podem ocorrer até mesmo um infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Causas
Não existe uma causa específica para a miocardite e ela pode aparecer em qualquer momento da vida, seja você jovem ou não. No caso de Raquel, ela tem 23 anos. Mas, geralmente, ela se desenvolver a partir da presença de alguns desses fatores:
- Doenças infecciosas causadas por alguns vírus, bactérias, protozoários ou fungos;
- Uso de medicamentos;
- Doenças autoimunes;
- Consumo exagerado de álcool e drogas.
"A miocardite ou pericardite, geralmente, é causada por uma infecção viral. Um caso grave pode enfraquecer o coração, o que pode causar insuficiência cardíaca, frequência cardíaca anormal e morte súbita", afirma o Dr. Juliano Burckhardt, cardiologista membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da American Heart Association.
Sintomas
Portanto, uma das maneiras de evitar uma possível miocardite é mantendo um estilo de vida saudável, sem o consumo de substâncias nocivas. Além de atentar-se às normas de segurança contra a disseminação de doenças infecciosas, como a Covid-19, por exemplo.
Mas, mesmo assim, é possível que você sofra com a condição. Dessa maneira, é necessário saber todos os sintomas e, na presença de algum deles, procurar imediatamente por avaliação médica. Confira os sintomas da miocardite:
- Dor no peito;
- Batimentos cardíacos anormais;
- Falta de ar;
- Inchaço nas pernas;
- Edemas;
- Aumento no tamanho do fígado;
- Perda de consciência;
- Dores de cabeça, no corpo, na garganta e nas articulações;
- Febre;
- Diarreia.
Tratamento para a miocardite
O repouso e o tratamento medicamentoso são as terapias mais comuns para combater a miocardite. Porém, outras medidas incluem a diminuição da ingestão de sal e líquidos. Na maioria das vezes, a recuperação completa não apresenta sequelas. Mas, em casos mais extremos, é necessário a administração de medicamento intravenoso e até mesmo intervenções cirúrgicas, como o transplante cardíaco. Por isso, ao sentir qualquer um dos sintomas listados acima, é fundamental consultar um médico.
Fontes: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Dr. Juliano Burckhardt, cardiologista membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da American Heart Association.