A prática é antiga, mas voltou a ganhar popularidade nos últimos anos em meio a diversos hábitos que prometem melhorar a saúde e prevenir doenças. A diferença é que o ato de raspar a língua tem reais benefícios, segundo especialistas.
O primeiro deles está ligado ao mau hálito, incômodo comum tanto para quem sofre com o problema quanto para quem sente o odor vindo de outras pessoas. A dentista Larissa Valadares, especialista em Ortodontia, DTM e bruxismo, explica que a raspagem higieniza a saburra lingual, camada esbranquiçada composta de células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares que aderem à superfície da língua.
Quantas vezes por dia devo raspar a língua?
Além disso, a limpeza da língua melhora a percepção do paladar, promove a produção de saliva, o que ajuda a evitar halitose e cáries, e ajuda a reduzir a formação de placas bacterianas, por consequência também diminuindo a ocorrência de lesões cariosas nos dentes.
"O ideal é que a higienização da língua seja realizada após cada refeição. Se não for possível, o recomendado é remover a saburra lingual pelo menos uma vez por dia, preferencialmente de manhã", indica a dentista.
Como raspar a língua?
- O procedimento é simples. Siga os quatro passos listados pela dentista:
- Enxágue a boca com água para umedecer levemente a saburra lingual
- Segure o raspador de língua e coloque-o mais para trás possível na língua esticada
- Arraste o raspador sobre a língua com uma leve pressão de trás para frente e repita o movimento de três a quatro vezes
- Enxágue a boca e limpe o raspador
Precisa de raspador para higienizar a língua?
Quem já pesquisou por raspadores de língua sabe que há modelos variados, seja de cobre, aço ou plástico, e preços também — a reportagem encontrou o item com preços que variam de R$ 12 a R$ 99. Mas não precisa adquirir a opção mais cara.
Larissa Valadares lembra que a própria escova de dente pode ser usada para a higienização da língua, porém há mais relatos de ânsias de vômito com o produto voltado para esse uso. Neste sentido, os raspadores são mais adequados e podem ser facilmente encontrados em drogarias e na internet. A escolha do material fica a critério do usuário.
Por que usar raspador de cobre?
O raspador também leva vantagem em relação à escova para os adeptos da medicina ayurveda, como explica a dentista.
“No Ocidente, costumamos considerar a língua apenas como instrumento para saborear os alimentos, mas, no Oriente, principalmente na tradição ayurvédica, levam em consideração que a língua é o espelho da saúde porque se trata de uma extensão do estômago. Cuidar dela, escovando ou raspando regularmente, evita que diversas toxinas sejam absorvidas pelo organismo. Como resultado, o sistema imunológico na totalidade é beneficiado".
De acordo com Larissa, tal ciência recomenda a utilização de raspadores de língua de cobre porque o metal tem propriedades antibacterianas. O entendimento é de que o cobre não apenas mata as bactérias 'ruins' da boca, como permite instintivamente que as bactérias saudáveis se desenvolvam.
Há riscos na raspagem da língua?
Assim como na escovação, a higienização com raspador não oferece riscos. A única contraindicação é quando há bolhas ou cortes na língua. Nesses casos, recomenda-se esperar a cicatrização completa antes de retomar a aplicação do raspador.