O Palácio de Buckingham informou nesta segunda-feira (5) que o rei Charles III está com um tipo de câncer e já iniciou os "tratamentos regulares".
O comunicado acrescenta que o monarca de 75 anos "está totalmente positivo e espera retornar ao serviço público o mais rápido possível".
Os detalhes da doença, como a região afetada e o estágio, não foram divulgados. No último domingo (4), Charles III participou de um culto religioso em Sandringham.
A nota do palácio ainda diz que os médicos recomendaram que o monarca adie algumas atividades públicas.
O anúncio aconteceu poucos dias depois de o rei ser internado para corrigir um problema na próstata. O problema não era um câncer, mas um crescimento da glândula.
"Sua Majestade optou por compartilhar o seu diagnóstico para evitar especulações e na esperança de que possa ajudar a compreensão pública de todas as pessoas afetadas pelo câncer em todo o mundo", afirma o palácio.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, escreveu em suas redes sociais que toda a nação desejará "boa sorte" para Charles III.
"Desejo a Sua Majestade uma recuperação completa e rápida. Não tenho dúvidas de que ele estará de volta com força total em pouco tempo", afirmou o chefe de governo britânico. .