A alimentação é um fator importante para o controle e prevenção da pressão alta. Além do sal em excesso, o alto teor de gordura presente em alguns pratos também é nocivo à saúde e pode contribuir com o aumento da pressão arterial.
Por isso, além do acompanhamento com um nutricionista para uma alimentação balanceada e saudável, é importante substituir alimentos industrializados pelos naturais, consumir frutas, verduras e beber bastante água. Estas são atitudes que também beneficiam a saúde de uma forma geral.
Evite o consumo desses alimentos
Segundo a nutricionista Natália Colombo, para uma alimentação saudável é importante evitar alimentos industrializados (bolachas, salgadinhos, doces etc.), que são ricos em aditivos, gordura saturada, sódio e pobres em nutrientes, pois não oferecem nenhum benefício ao nosso organismo.
Alimentos contra a pressão alta
Alguns alimentos também funcionam como uma proteção, pois determinadas substâncias são benéficas ao organismo e auxiliam no combate às doenças e ajudam a regular o funcionamento do corpo. A nutricionista Natália Colombo separou uma lista com alguns dos alimentos aliados no combate ao aumento da pressão arterial:
Linhaça, sementes de chia e peixes de água fria (sardinha e salmão)
Fontes de ácidos graxos insaturados e ômega 3, podem reduzir a pressão arterial.
Proteína vegetal
Esses alimentos auxiliam na manutenção da pressão arterial. As fontes de proteína vegetal são pobres em gordura, isentas de colesterol e ricas em fibras, aumentando significativamente a longevidade e qualidade de vida. Pode ser encontrada em feijões, soja, quinoa, lentilha, ervilha, grão-de-bico, entre outros.
Oleaginosas
Possuem arginina, que aumenta a produção de óxido nítrico, uma substância que atua na dilatação dos vasos sanguíneos. Promove diversos benefícios quando aliada a um plano alimentar saudável. Alguns exemplos de oleaginosas são: castanha-do-pará, pistache, nozes, entre outras.
Frutas vermelhas
Esses alimentos possuem flavonoides, substância que relaxa os vasos sanguíneos, baixando a pressão. Morango, melancia, cereja, framboesa e amora são alguns exemplos.
Alho e cebola
Esses alimentos são compostos sulfurosos, que auxiliam na dilatação dos vasos sanguíneos e ajudam a reduzir tanto a pressão diastólica quanto a sistólica, conforme algumas evidências clínicas.
Vale salientar que o acompanhamento médico e com um nutricionista são importantes para garantir um esquema alimentar ideal para pacientes hipertensos, pessoas com histórico familiar da enfermidade ou para aqueles que desejam prevenir o problema.