Saiba quais são os riscos do uso excessivo de descongestionante nasal

Médica alerta sobre o perigo de medicação ser absorvida pelo organismo

24 mar 2025 - 04h59
Uso em excesso de descongestionante nasal é prejudicial à saúde
Uso em excesso de descongestionante nasal é prejudicial à saúde
Foto: Freepik

O outono chegou e algumas doenças são mais comuns nessa época do ano, como gripes, resfriados, rinites e sinusites e um dos sintomas em comum é o nariz entupido. Para aliviar, muita gente abusa do uso de descongestionante nasal, que pode causar risco à saúde se usado em excesso.

A médica otorrinolaringologista Vanessa Pamplona explica que os descongestionantes nasais atuam diminuindo o tamanho dos vasos sanguíneos, e dessa forma, murchando, de forma rápida, os cornetos, que são “carnes esponjosas” que podem obstruir o nariz. 

Publicidade

"O problema é que essa medicação vai ser absorvida pelo corpo e vai atuar não somente no nariz, mas em todo o corpo do paciente, podendo gerar dor de cabeça, arritmia ou pressão alta, por exemplo", explica a especialista.

Segundo a profissional, não existe um remédio mais indicado para a função de desentupir o nariz. "A questão é usar, se necessário, por pouco tempo: por 2 a 5 dias, por exemplo, num quadro de gripe ou rinite. Mais que isso, pode gerar o efeito rebote e um possível vício", alerta

Criança pode usar descongestionante nasal?

As crianças não podem usar descongestionante nasal de vasoconstrictores. "Para descongestionar o nariz de crianças, usamos soro fisiológico e, se indicado pelo médico, corticoides nasais", explica.

Causas do nariz entupido

Publicidade
  • Gripes
  • Resfriados
  • Rinites

Essas doenças podem gerar uma obstrução nasal temporária, que com lavagem com soro fisiológico ou corticoide nasal, melhoram. 

"Nariz entupido que não melhora, com tratamento com medicações, ou com lavagem com soro, podemos pensar na adenoide, muito comum na infância, quando, eventualmente, precisamos pensar em tratamento cirúrgico", diz a médica. 

Nos adultos ocorre muito por desvio de septo, que também precisaria de uma avaliação do otorrinolaringologista para saber se tem indicação de cirurgia.

Simples Conteúdo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se