O biofilme também de acumula na gengiva, língua e bochechas que precisam ser limpas regularmente
14 set2015 - 08h00
Não é todo mundo que consegue escovar os dentes depois das refeições, imagine passar o fio dental? O problema é que 80% das bactérias presentes na boca não estão nos dentes. Elas ficam alojadas nos tecidos moles da boca como a língua, gengiva e bochechas.
E, apesar de você deixar a limpeza entre os dentes para lá de vez em quando, é preciso saber que a região interdental, como é chamada, é a de mais difícil acesso e, por isso, há um maior acúmulo de placa bacteriana, que é o principal causador da cárie e das doenças periodontais.
Assim, é importante remover a placa bacteriana e as bactérias que se alojam nos tecidos moles da boca. Para isso, o mercado oferece produtos específicos, como o fio dental, as escovas interdentais e escovas com cerdas ultrafinas que alcançam esses espaços, além de limpadores de línguas e bochechas.
Tudo em um só produto
A nova Escova 360° Interdental, da Colgate, promove um alcance quatro vezes superior ao espaço entre os dentes, comparada a uma escova comum de cerdas planas. Ainda conta com um limpador de língua e bochechas para auxiliar na remoção superior de bactérias.
A limpeza completa da boca ocorre por meio de cerdas ultrafinas e macias, tecnologicamente avançadas. As cerdas afuniladas, com uma ponta mais fina do que as cerdas regulares, proporciona uma limpeza profunda entre os dentes e ao longo da linha da gengiva.
Publicidade
A escova 360° Interdental já pode ser encontrada nos pontos de venda de todo o país, com um preço sugerido de R$14,99.
Passo-a-passo da escovação
1- Escove a parte externa dos seus dentes. Os dentes de cima, escova de cima, para baixo, para cima. Use movimentos curtos e delicados para não machucar a gengiva.
2- Escove a superfície interna de cada dente, utilizando a mesma técnica anterior.
3- Escove a região das superfícies mastigatórias realizando movimentos de vai e vem, para frente e para trás.
4- Use o limpador ou escove sua língua para remover bactérias, a saburra lingual e o mau hálito.
1 de 5
Em vez de escolher entre o fio dental e a escova interdental, o mais indicado é combinar o uso das duas. A dupla chega a lugares que a escova não alcança e elimina restos de alimento e bactérias que ficam entre os dentes.
Foto: Shutterstock
2 de 5
Na arcada dentária humana existem locais anatômicos, com cavidades, depressões e irregularidades que só o fio e a escova interdental conseguem fazer a limpeza adequadamente.
Foto: Shutterstock
3 de 5
A higienização entre os dentes é tão importante que é considerada a principal diferença entre os indivíduos de países que conseguiram erradicar a cárie, por isso, enquanto a higiene da região proximal não for uma rotina, as pessoas vão continuar com cáries e doenças gengivais, diz o dentista Hugo Lewgoy.
Foto: Shutterstock
4 de 5
Mas, na hora de escolher a escova interdental, a orientação do dentista é indispensável. Isso porque o mercado oferece vários formatos e diâmetros que variam de pessoa para pessoa. Se a escova for muito fina, não higieniza de forma adequada e, se for muito grossa, não se encaixa ou não entra no espaço entre os dentes, e, em ambos os casos, pode provocar trauma e retração gengival, explica.
Foto: Shutterstock
5 de 5
Passo a passo das escovas interdentais 1-Adquira uma escova interdental de boa qualidade. 2-Localize e insira a ponta da escova na entrada do espaço entre dois dentes. Nos dentes superiores, inclina-se a escova para cima e, nos dentes inferiores, inclina-se a escova para baixo. 3-Este acesso deve ser realizado de forma delicada com uma pressão suave e sem forçar a escova. 4-Faça com que a escova deslize perpendicularmente em relação aos dentes em um movimento de fora para dentro da boca. A escova deve deslizar facilmente, sem qualquer pressão. 5-O uso da escova deve ser feito diariamente, mas não há necessidade de repetir o movimento para frente e para trás, pois pode machucar a gengiva. 6-Quando a escova interdental é inserida pelas primeiras vezes entre os dentes, é possível que a gengiva sangre um pouco. Isso não é motivo para preocupação. Ao utilizar a escova interdental corretamente, o sangramento desaparecerá em até dez dias.
Foto: Shutterstock
Fonte: Agência BetaEste conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.