Oferecimento

Entenda como bactérias da boca podem chegar ao coração

Sem o devido cuidado, muitas infecções e problemas bucais podem se transformar em doenças sérias do coração e do corpo

16 out 2014 - 08h00
Com visitas periódicas ao dentista e uma higiene bucal adequada e frequente, é possível prevenir doenças orais e até do coração
Com visitas periódicas ao dentista e uma higiene bucal adequada e frequente, é possível prevenir doenças orais e até do coração
Foto: Gazlast / Shutterstock

A boca é uma verdadeira colônia de bactérias, que se fixam na superfície dos dentes, nas próteses ou na própria mucosa, formando o biofilme. Esses micro-organismos, se acumulados, podem causar doenças locais, como a cárie, a gengivite e a periodontite, mas também podem desencadear problemas em outras partes do corpo. 

Proteja o coração ao tratar de problemas na gengiva

Publicidade

Escovar os dentes e usar fio dental protege o coração

5 problemas de saúde que podem começar pela boca

Depois de uma cirurgia na boca, uma limpeza de tártaro ou ainda se uma pessoa ignora uma infecção, pode acorrer a bacteremia transitória. Isso acontece quando as bactérias acham uma saída na boca para entrar na corrente sanguínea, com acesso a todo o corpo. “A presença de bactérias na corrente sanguínea pode causar problemas graves quando atinge o coração, como a endocardite bacteriana”, diz Alessandro Silva, cirurgião buco maxilo facial e diretor da clínica Interclin. 

Essa doença é uma infecção causada por bactérias, que ocorre nas válvulas cardíacas ou nos tecidos do coração, e pode ser mais grave se o paciente tiver próteses cardíacas ou alguma má-formação do coração. Segundo um estudo feito pela Universidade Federal do Piauí, o índice que mortalidade da endocardite é de 21% em pacientes com má-formação cardíaca e de 50% em pacientes com próteses. 

Publicidade

Outros problemas pelo corpo

Para piorar, essas bactérias bucais podem causar outras infecções tão ruins quanto a endocardite. “E aí elas acabam sendo muito mais difíceis de serem tratadas, pois não estão em seu ambiente natural e, por isso, não há inimigos naturais para auxiliar no combate”, diz Alessandro.  

Pneumonia a artrite reumática são algumas das doenças que as bactérias da boca, uma vez na corrente sanguínea, podem causar. No caso da pneumonia esses micro-organismos levam a infecção para os pulmões, já na artrite, eles inflamam as articulações. 

Prevenção e o papel do dentista

O papel do cirurgião-dentista é fundamental quando se trata de prevenir que as bactérias da boca circulem pelo corpo. Ensinar como fazer uma higienização bucal correta e frequente (com a utilização de fio dental e raspadores de língua) é o primeiro passo, tanto para prevenir infecções, quanto para evitar intervenções cirúrgicas. “O cirurgião-dentista também deve ser devidamente treinado para diagnosticar os pacientes que possuem fatores de risco e tratá-los com mais cautela”, diz Alessandro. 

Publicidade

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se