Oferecimento

Estresse causa mau hálito; entenda e evite

O estresse causa uma redução da produção de saliva e aumenta a formação da saburra lingual, responsável pela produção de gases que provocam halitose

7 mai 2014 - 08h01
(atualizado às 08h01)
O estresse causa uma redução da produção de saliva, que aumenta a formação da saburra lingual, responsável pelos gases que provocam o mau hálito
O estresse causa uma redução da produção de saliva, que aumenta a formação da saburra lingual, responsável pelos gases que provocam o mau hálito
Foto: Shutterstock

A correria do dia-a-dia nos leva constantemente a diversas situações de estresse. Pressões, cumprimento de horários, trânsito, tudo acaba gerando uma série de problemas para a saúde, inclusive mau hálito. 

O estresse causa uma redução da produção de saliva, pois a atividade das glândulas salivares depende, entre outros fatores, do equilíbrio do Sistema Nervoso Central, que fica instável em situações de nervosismo. 

Publicidade

“A salivação baixa aumenta a formação da saburra lingual, uma placa branco-amarelada que fica na língua e acumula bactérias e células mortas. Isso contribui para a produção de gases que provocam o mau hálito”, afirma Alênio Calil Mathias, vice-presidente da SOBREHALI (Sociedade Brasileira de Estudos da Halitose) e diretor do CETH (Centro de Excelência no Tratamento da Halitose).

Alimentação 

Para prevenir o mau hálito não basta ter uma higiene bucal impecável, é necessário adotar outros rituais. “É importante respeitar os intervalos de tempo entre as refeições, não ficar muito tempo sem beber água e mastigar bem e de forma correta os alimentos”, diz Alênio. 

Aliás, problemas com alimentação são um dos principais responsáveis pelo mau hálito causado pelo estresse. Pessoas que têm o problema costumam se alimentar com intervalos muito longos entre as refeições que deveriam ser de, no máximo, quatro horas. “Além disso, comem mais rápido e mastigam menos, diminuindo a salivação e abrindo condições para a aderência de microrganismos que causam a halitose”, afirma o especialista. 

Publicidade

Segundo Alênio, longos períodos sem comer levam à queda de açúcar no sangue e, em consequência disso, o organismo começa a queimar gordura. Essa queima também causa um odor desagradável na boca. “Portanto, focar em uma alimentação feita de forma saudável, comendo bem e obedecendo os intervalos indicados pelos especialistas ajuda a acabar com o mau hálito provocado por estresse”, diz.  

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se