A gravidez é um período cheio de descobertas e desafios. São vários cuidados para garantir o bem estar das futuras mamães e seus bebês. E com a saúde bucal não seria diferente. Muitas pessoas não sabem, mas é fundamental ter o acompanhamento de um dentista durante a gestação, que fará o pré-natal odontológico.
E por que a presença de um profissional é tão importante? Quando a gestante tem cáries ou doenças nas gengivas, as bactérias presentes na boca podem cair na corrente sanguínea, causando danos ao feto. Além disso, durante a gestação o corpo da mulher sofre com alterações hormonais, o que deixa a boca mais suscetível ao aparecimento de doenças, como infecções nas gengivas e cáries.
O acompanhamento por um dentista também previne que doenças bucais já existentes se manifestem. O profissional também é capaz de dar orientações sobre os cuidados com a amamentação e com a saúde bucal de seu bebê.
Vale lembrar que as gestantes precisam ter cuidados redobrados com a saúde bucal, como escovar os dentes após todas as refeições e usar fio dental ao menos uma vez ao dia. Dessa forma, mamãe e bebê garantem uma boca livre de problemas bucais.