A dieta vegana é positiva em vários sentidos e tem ganhado muitos adeptos ao longo dos anos. Seja por questões relacionadas à saúde, seja por escolhas ideológicas, o consumo reduzido de carnes também é benéfico para o meio ambiente e, ainda, para a saúde bucal.
Alguns alimentos, como amêndoas, folhas verdes, batata doce, cenoura, espinafre, agrião, damasco e manga são extremamente importantes para a dieta vegana pois repõem as vitaminas no corpo que eventualmente podem faltar na ausência de carne e seus derivados e, ainda, fortalecem a saúde bucal como um todo.
Além disso, é fundamental que veganos e adeptos de dietas restritivas mantenham bons hábitos de higiene bucal, uma vez que, diante da possível deficiência de algumas vitaminas no corpo, as bactérias encontram ambiente propício para a proliferação.
A deficiência de vitamina B12, muito presente em peixes, por exemplo, pode vir a acontecer, propiciando o desenvolvimento de quadros de estomatite aftosa recorrente (aftas). Portanto, jamais inicie qualquer dieta sem antes consultar um nutricionista.
O que não pode faltar no prato?
Castanhas, sementes e frutas secas, com destaque para lentilhas, grãos-de-bico, soja, castanha de caju e ameixa, devem fazer parte do cardápio de uma pessoa vegana.
Para absorver cálcio, a indicação são soja, tofu, lentilha, ervilha, grão-de-bico, feijões, além de batatas, amêndoas, castanha de caju, quinoa, aveia crua em flocos, lentilha, grão de bico, chia pistache, goiaba, couve e aspargos.