Tártaro é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. Ele também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como as cáries e gengivite.
Somente a escovação correta e o uso do fio dental podem reduzir a formação da placa bacteriana e do tártaro. Além disso, comer verduras e frutas para fortalecer as gengivas e evitar doces também ajudam. Mas e quando a pessoa usa aparelho ortodôntico? Os cuidados são os mesmos ou é necessário adotar mudanças na rotina da higiene bucal?
É extremamente importante uma boa higienização bucal durante o tratamento ortodôntico. Alimentos que se juntam nos bráquetes podem se calcificar e virar tártaro. O tártaro entre os dentes pode, em algumas situações, impedir certos movimentos dentários (como o fechamento de espaços), além de causar mais atrito quando o dente desliza no fio durante as movimentações.
Para evitar que o tártaro se forme, é fundamental adotar uma boa higiene oral, escovando e utilizando fio dental (com a ajuda do passa-fio) sempre após as refeições. Se preferir, use uma escova interdental na área do aparelho. Além disso, pergunte ao seu dentista sobre o uso do enxaguante bucal – há opções específicas para quem usa contenção nos dentes.