O dia 20 de março é conhecido como o Dia Mundial da Saúde Bucal e uma pesquisa inédita realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou dados importantes a respeito dos hábitos bucais dos brasileiros.
De acordo com o levantamento, realizado entre 2013 e 2019, cerca de 90% da população brasileira higieniza a boca até duas vezes por dia e 63% usam fio dental, escova e pasta de dente.
A pesquisa também apontou que 25% das pessoas de 45 a 59 anos perderam 13 ou mais dentes. Entre a população com idade entre 60 e 74 anos, o percentual é de 28%. Questões sociais, como a desigualdade, são algumas das causas para o cenário preocupante da saúde bucal brasileira.
A higiene correta
Uma escovação eficiente exige pelo menos dois minutos e trinta segundos, segundo os dentistas. Ou seja: das 24 horas do dia, você só precisa reservar 7 minutos e 30 segundos para a higiene bucal, tempo que deve ser dividido em três momentos do dia, geralmente após o café da manhã, almoço e jantar, mas que pode ser maior caso você coma lanches intermediários.
Dentistas afirmam, no entanto, que a escovação noturna, antes de ir para a cama, deve ser a mais caprichada. Já em relação ao fio dental, o ideal é usá-lo pelo menos uma vez, todos os dias. Dentes limpos evitam cárie, gengivite, tártaro e muitos outros problemas dentários.