O tratamento de canal consiste na retirada da polpa do dente (um tecido encontrado em sua parte interna). Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido.
Entre as causas mais frequentes para o tratamento de canal estão dentes quebrados, cárie profunda e dano ao dente (como, por exemplo, um trauma forte que pode ser recente ou mais antigo).
Muitas pessoas ficam de cabelo em pé ao receber a notícia de que precisarão ser submetidas a tratamento de canal. De fato, o barulho da maquininha do dentista é de assustar mesmo. No entanto, temos uma boa notícia para lhe dar: nem sempre o tratamento é dolorido.
A intensidade da dor depende muito mais do profissional e dos materiais escolhidos do que do procedimento em si. Se seu dentista optar por um anestésico de alta qualidade, a garantia do tratamento ocorrer sem dor é alta.
Vale lembrar que dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. Devido ao fato de ainda ser possível o aparecimento de cárie em um dente tratado, uma boa higiene bucal e exames regulares se fazem necessários, a fim de evitar problemas futuros. Portanto, se você quer fugir do procedimento, mantenha a higiene bucal em dia.