Seis dicas para manter a saúde cardiovascular em dia

Conjunto de atitudes que mantém o coração saudável e previne doenças cardiovasculares

28 out 2024 - 10h20
(atualizado às 19h25)

As doenças cardiovasculares possam se desenvolver em qualquer idade, mas é essencial adotar hábitos saudáveis desde cedo, pois o risco aumenta à medida que envelhecemos. Dessa forma, saiba as seis dicas para manter a saúde cardiovascular com a ajuda da nutricionista e membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Clara Valderrama.

O sexteto de ajudas para manter a saúde cardiovascular em dia

Saúde cardiovascular em dia
Saúde cardiovascular em dia
Foto: Shutterstock / Sport Life

Adote uma dieta pobre em gordura saturada

Escolha cortes magros de carne, faça preparações assadas ou grelhadas em vez de fritá-las. Também opte por laticínios com baixo teor de gordura, escolha óleos vegetais, evite banha de porco e creme de leite.

Publicidade

Evite as bebidas alcoólicas e o tabagismo

O cigarro contém substâncias nocivas que podem danificar e estreitar os vasos sanguíneos. O álcool também pode aumentar os níveis de colesterol e a pressão arterial, além de contribuir para o ganho de peso. Tanto o tabagismo quanto o consumo de álcool são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Mantenha-se ativo

Quando você se exercita, o fluxo sanguíneo e os níveis de oxigênio aumentam. Além disso, a capacidade de bombear sangue para os pulmões e o resto do corpo é fortalecido.

Coma frutas e vegetais

Esses alimentos fornecem uma grande quantidade de vitaminas e minerais, além de fibras que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Reduza o stress

Se você estiver exposto a altos níveis de stress, sua pressão arterial pode aumentar e sua frequência cardíaca pode ficar alterada. Além disso, o corpo libera hormônios como cortisol e adrenalina, que podem ser um fator de risco para o coração.

Publicidade

Inclua suplementos

Alguns podem contribuir para a saúde cardiovascular. É o caso dos antioxidantes, como a vitamina C, que ajudam a proteger as células dos danos oxidativos, contribuindo para a saúde do coração; dos beta-glucanos, tipo de fibra solúvel, também demonstram ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue em pessoas saudáveis; e o ômega-3, que graças aos seus ácidos graxos, eles podem ajudar a reduzir ligeiramente os níveis de triglicerídeos no sangue.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações